São João no Pacatá é sucesso em Porto Seguro

O São João de Porto Seguro terminou na quarta-feira, 23 de junho, deixando saudades. Com um balanço positivo em todos os sentidos, a festa já é esperada para 2011, quando o objetivo será atrair novos turistas e promover atividades ainda mais culturais, valorizando a cultura nordestina e a tradição das festas juninas.

“A mudança do local da festa para a rua Marechal Deodoro, onde fica o Corredor Cultural Pacatá, foi um pedido do Prefeito Abade e o que vimos foi uma grande interação das famílias e da cultura de Porto Seguro, que pode ser facilmente comercializada no mercado turístico. Temos um novo produto turístico e vamos trabalhar para que se estabeleça e se venda, amenizando os efeitos da baixa temporada do mês de junho”, avaliou o secretário de Turismo de Porto Seguro, Guto Jones.

Uma grande demonstração da cultura junina foi o rancho organizado pelo bloco Senadinho e pelo Clube da Melhor Idade “Alegria de Viver”, que percorreu as ruas da cidade no início da noite de quarta-feira, 23 de junho. Fantasiados de caipiras, os participantes dançaram forró e foram recebidos nas casas com licores e bolos. “Esta é uma tradição que fazemos há muitos anos para homenagear o santo junino”, contou D. Julinha, do Grupo da Melhor Idade, que estava muito empolgada com a festa no Corredor Cultural.

A animação continuou com as apresentações de Reginaldo Rossi Cover, Renato Fechine, Rabo de Saia e Cheiro de Forró. Nos distritos de Trancoso, Arraial D’Ajuda, Vera Cruz e Pindorama, além do bairro Baianão, também teve muito forró, comidas e bebidas típicas.

O prefeito do município, Gilberto Abade, conferiu pessoalmente a temperatura da festa, na Marechal Deodoro e também no Baianão, onde uma multidão lotou a quadra do Buraco da Gia, para o show do cantor Marcelo Marrone. Apesar da chuva, o São João não perdeu o brilho e rolou até o dia amanhecer.

Bastidores do evento

Quem participa de uma grande festa como o São João de Porto Seguro nem imagina o trabalho de organização que é feito para que tudo ocorra da forma planejada. São horas de planejamento, providências, reuniões e telefonemas e é preciso que todos estejam empenhados e alinhados.

A Polícia Militar é uma das importantes frentes de organização da festa, para garantir a segurança, um dos itens bastante elogiados por todos. Segundo o major Nunes Lima, 30 homens participaram das patrulhas e rondas nas adjacências. “Não registramos nenhuma ocorrência nesta festa, que aconteceu na mais perfeita ordem”, comentou.

Apoiados pela Polícia Militar, um inspetor e três agentes de trânsito da Secretaria de Trânsito e Serviços Públicos da Prefeitura de Porto Seguro ficaram responsáveis por isolar e organizar o fluxo de carros e motos na área da festa. Os profissionais da limpeza pública, que integram a mesma secretaria, também fizeram um trabalho que foi aprovado pelos moradores e participantes da festa, garantindo a limpeza do local durante e após os festejos.

A Secretaria Municipal de Saúde e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) tiveram papel importante no São João de Porto Seguro. Os socorristas Marcelo Santos Silva e Raquel da Costa Cipitelli não registraram ocorrências durante a festa, mas estiveram de plantão durante toda a noite. “O que vemos é um evento familiar, onde as pessoas têm a intenção de se divertir”, disse Marcelo.

Os departamentos de Concessões e Fiscalização, além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, também trabalharam e atuaram diretamente no evento. A Sativa Engenharia, empresa responsável pela iluminação do Corredor Cultural, desempenhou um papel importante e atuou também na decoração de São João por toda a cidade.

“Quero agradecer a todos pelo empenho na realização dos festejos de São João e destacar a ajuda e colaboração que tivemos dos moradores do Pacatá, Grupo da Melhor Idade, Associação Cultural e Ecológica Estela Chaves e ao Espaço Cultural Macunaíma”, concluiu o secretário de Turismo, Guto Jones.

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Porto Seguro

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui