Neste sábado, 23, chega a Santa Cruz Cabrália a III Caravana Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), comitiva composta pelo secretário de Cultura, Albino Rubim, e mais 20 dirigentes e técnicos das entidades vinculadas da Secretaria (Funceb, FPC, IPAC, CCPI, e DIMUS). Após passar por nove cidades do extremo sul da Bahia, a Caravana chega em um dos ícones mais significativos da Costa do Descobrimento, a cidade de Santa Cruz de Cabrália, cidade que dista 727 km de Salvador.
A programação prevê visitas na Biblioteca Arte Chama, no Ponto de Cultura Troca de Saberes, no Centro de Cultura santo Antonio e no Projeto IASA- Santo André. A presença da Biblioteca de Extensão, da Fundação Pedro Calmon (FPC), completa as atividades com exposições diversas durante a permanência da Caravana na cidade, além disso, uma conversa com o secretário integra a programação.
Através do Prêmio Iniciativas Culturais Indígenas, a SecultBA apoia, na cidade, o projeto Documentação e Pesquisa da Cultura e Língua Pataxó e o de Revitalização de Práticas Esportivas e Culturais do Povo Pataxó, que tem como objetivo valorizar a cultura do povo pataxó no intuito de contribuir para a continuidade de suas tradições. A SecultBA também apoiou a Produção de CD de músicas dos Pataxó da Coroa Vermelha. O Ponto de Cultura Pataxó, através da Associação Pataxó de Eco Turismo- ASPECTUR também foi aprovado pela SecultBA.
Caravana Cultural do Sul baiano
Pela terceira vez, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) viaja em comitiva pelo interior do Estado. Entre os dias 18 e 24 de março, a Caravana Cultural – Sul Baiano irá percorrer a região Sul do estado, passando por onze cidades de dois Territórios de Identidade – Extremo Sul e Costa do Descobrimento. As atividades da Caravana começam dia 18, em Teixeira de Freitas, e seguem pelos municípios de Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça, Prado, Itapebi, Eunápolis, Belmonte, Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro.
“As caravanas culturais, além de aprofundar o conhecimento sobre os territórios, possibilitam que a Secretaria formule e desenvolva políticas culturais qualificadas e sintonizadas com os territórios”, afirma Rubim. A ação pretende ainda detectar os agentes de cultura e manifestações culturais mais expressivas de cada território e aproximar a população da política cultural que vem sendo desenvolvida pelo Estado.
A realização da III Caravana Cultural conta com a colaboração de outros órgãos do Governo do Estado, como da Secretaria de Comunicação Social (Secom/BA), da Secretaria de Relações Institucionais (Serin/BA) e da Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan/BA).
Confiram a programação na cidade:
Dia 23 de março (Sab.) (Santa Cruz Cabrália)
Local: Hotel Bahia Cabrália / Praça Praia Arakakai – Santa Cruz Cabrália-BA
9h – Biblioteca de Extensão – FPC e exposições
09h – Visitas: Biblioteca Arte Chama / Ponto De Cultura Troca de Saberes / Centro de Cultura santo Antonio / Projeto IASA- Santo André
10h – Apresentações culturais: Bicharada – Senhor Benedito / Capoeira Cordão D’ouro / Confraria dos Artistas / Dança Afro: Grupo Afefe / Fanfarra – FANMUSCC / Violão IASA – Instituto Amigos de Santo André
11h – Conversa com o secretario
Fonte: Secult