Salvos pela graça

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2.8-9)

Que grande privilégio compreender e viver definitivamente sob a influência dessa verdade. Viver como alguém cuja conta foi paga e a vida reconciliada com Deus. Essa reconciliação torna possível as demais: consigo, com o próximo e com o mundo ao redor. Para nosso próprio bem e para o bem de outros a reconciliação com Deus deve nos conduzir às outras reconciliações. A reconciliação com Deus possibilita-nos libertação e também curas. Ela pode produzir um tipo de ser humano que está fazendo muita falta no mundo: gente resolvida com Deus, que vive firmada na esperança eterna, que celebra a graça e enfrenta adequadamente as dores, provações, conflitos e crises. Coisas naturalmente presentes num mundo caído, numa sociedade de pecadores.

Precisamos nos apropriar do que já nos foi dado pela graça. Por ela podemos nos aventurar na estrada do amor uns pelos outros. A graça é filha do amor. Somos salvos pela graça porque Deus nos amou de tal maneira, como afirmou Jesus. Sempre pensei que deveria aprender a amar a Deus e então seria capaz de amar o próximo. Mas percebo uma outra dinâmica: na busca por amar a Deus a quem não vejo, Deus me indica o próximo para que o veja e ame. E vendo-o, e amando-o, mesmo com minha limitação, dentro de minhas possibilidades, vejo-me envolvido no amor a Deus. Amando e sendo amado por Ele. É assim esse novo mundo em que a graça que salva nos coloca. Um mundo em que temos muito a aprender!

A graça é o projeto de Deus para nos redimir e salvar. Não podemos contribuir com a nossa salvação, mas podemos manifestar os seus efeitos. E eles estão bem representados pelo fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gl 5.22-23). E quando assim manifestamos a obra da graça em nossa vida, contribuímos com a salvação de outros. Isso é evangelizar em sua mais absoluta essência. Pela graça podemos demonstrar o que Deus realiza na vida de pecadores. Como as pessoas estão precisando de ter a oportunidade de ler o Evangelho escrito na vida dos alcançados pela graça! O mundo precisa de salvos pela graça, para que sejam amigos e ofereçam conversas, amizade, serviços e presença em suas ruas. Que ela, a graça, seja vista, ouvida, percebida e sentida por meio de sua vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui