“O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros.” (Marcos 9.50)
Pensando sobre identidade, o sal é um excelente exemplo. Ele tem uma identidade bem firme e sua presença é sempre percebida. Por isso precisa ser usado com cuidado. A identidade do sal o faz um excelente companheiro para outros sabores, pois ele os enriquece. Tem também um alto poder de conservação de carnes. Ao mesmo tempo em que pode elevar a pressão arterial, se em excesso, é fundamental para um mecanismo chamado “bomba sódio-potássio” que regula a pressão sanguínea. Não é sem razão que o Criador de todas as coisas tomou o sal como exemplo para nos ensinar a viver.
Ter sal em nós mesmos e viver em paz com os outros é uma poderosa mensagem para nossa vida. Essa é a vontade de Cristo para nós. E isso é algo que nos compete buscar na vida. Ter sal e viver em paz são tarefas primeiramente nossas e não de Deus em nós. E até que sejam nossas não será de Deus. Devemos fortalecer nossa identidade e nossa identidade é a identidade cristã, de pessoas que creem no amor e na presença de Deus. Nossa identidade não precisa ser o puro resultado de nossa história. Deus é fundamental para nossa identidade. Há semelhanças entre nós e Ele, somos resultado de Suas ideias. Somente estaremos em nossa identidade a partir de Deus e não de nós mesmos.
O sal é uma combinação de dois elementos: o cloro e o sódio. O sódio é um metal tão instável que se inflama em contato com a água e o cloro é um gás letal. Mas combinados adequadamente preservam, equilibram e enriquecem sabores. Jesus veio para que tenhamos vida plena (Jo 10.10). Esta vida Ele nos dá e a recebemos na medida em que, com Sua ajuda e graça, vamos nos tornando o sal que devemos ser e manifestamos isso vivendo de forma harmoniosa, em paz, com os outros. Ontem vimos Jesus nos desafiando a ter coragem de dizer não a nossos desejos para que confirmemos o que realmente queremos. Se você quer ter sal em si e viver em paz, se esforce. Seu esforço é indispensável.