SAC realizou cerca de 1,7 mil atendimentos por videoconferência em cinco meses

SAC realizou cerca de 1,7 mil atendimentos por videoconferência em cinco meses
SAC realizou cerca de 1,7 mil atendimentos por videoconferência em cinco meses. Foto: Elói Corrêa/Reprodução

A pandemia do novo coronavírus mudou a vida das pessoas e também trouxe impactos na prestação do serviço público na Bahia. Dentro desse contexto, a Rede SAC se mobilizou e realizou 1.697 atendimentos por videoconferência, em um período de cinco meses. A nova modalidade de atendimento, implantada no SAC em agosto de 2020, oferece 11 serviços aos cidadãos, de três unidades parceiras: Planserv, Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev) e Procon.

O serviço de vídeo-chamada mais solicitado no Planserv foi o de isenção de biometria, com 628 registros, além da movimentação cadastral, que teve 138 atendimentos. Já no Ceprev, a solicitação de 2ª via de contracheque liderou os atendimentos por vídeo-chamada com 398, seguido por pensão por morte e isenção de Imposto de Renda, com 189 e 153 registros, cada. O atendimento do Procon em videoconferência teve 131 registros.

Radicada na Bahia há nove anos, a ucraniana Iryna Biletska, 34, usou o serviço de vídeo-chamada do Procon e ficou satisfeita com o resultado. Ela é arquiteta, mora em Serra Grande, zona rural do município de Uruçuca, a 395 km de Salvador. “O atendimento foi muito bom, organizado, atencioso e me ajudou bastante, pois, além da pandemia, estou em uma região distante e de locomoção complicada, o que iria dificultar para que eu buscasse a solução do meu problema junto ao Procon”, ressaltou.

Para a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios, o principal benefício para as pessoas com essa nova modalidade de atendimento no SAC é a comodidade e praticidade. “O cidadão pode utilizar serviços públicos do seu interesse e esclarecer dúvidas sem precisar se deslocar, além de reduzir a quantidade de pessoas dentro dos postos SAC, diminuindo a disseminação do coronavírus”, ressaltou.

Para agendar o atendimento de videoconferência no SAC, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou acessar www.sacdigital.ba.gov.br na internet. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: 4020-5353 (ligação de celular) e 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo).

Medidas de segurança

A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados recomendados pelo Governo do Estado e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao se dirigem ao SAC Móvel. Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool em gel; reforço na higienização das dependências da carreta, bem como dos móveis; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento, e controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o número de pessoas no ambiente, como determina o Decreto Estadual 19.529/20.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui