Sabores de Teixeira: Vencedores do Festival Gastronômico são premiados em noite de festa

Os representantes dos estabelecimentos vencedores do Festival Gastronômico. Fotos: Elizeu Portugal/OSollo

Na noite desta quarta-feira, 5 de dezembro, a cidade de Teixeira de Freitas conheceu os grandes vencedores da 5ª edição do Festival Gastronômico Sabores de Teixeira. A partir do tema “Cozinha autoral: da raiz ao contemporâneo”, os estabelecimentos concorriam em cinco categorias: petisco, lanche, sobremesa, self-service, drinks e coquetéis.

O anúncio dos pratos escolhidos por júri técnico e pela clientela da região foi feito no Shopping PátioMix, palco da Cozinha Show, que recebeu a Cozinha Kids e o Desafio Gastronômico. Outro grande destaque do Festival foi a Cozinha Gourmet, que aconteceu em uma estrutura montada dentro do Mercado Municipal.

O apresentador Gilney Lopes; o maestro Orley Silva, do ICED; a diretora de Desenvolvimento Econômico, Empresarial e Turismo, Maxsoely Brito; o secretário de Desenvolvimento Econômico Flávio Guimarães e o diretor do Sebrae, Alex Brito

Quem conduziu a cerimônia foi o apresentador do programa de rádio Comércio em Foco, Gilney Lopes. Ele esteve ao lado dos organizadores e apoiadores do evento, entre eles: o  secretário de Educação e Cultura, Hermon Freitas, que representava o prefeito Temóteo Alves de Brito; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Guimarães; o gerente regional do Sebrae, Alex Brito; a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Teixeira de Freitas (ACE), Jessyluce Cardoso, e o diretor administrativo do Shopping PátioMix, Alex Barroso.

Para o diretor regional do Sebrae, Alex Brito, o momento foi de agradecimento aos patrocinadores, à imprensa, à população; e comentou sobre a importância da participação de cada estabelecimento. “São diversos pontos positivos, como a parte de capacitação, que é deixada como um legado para a cidade. Estou superfeliz por mais essa edição“, concluiu.

O resultado foi comemorado por todos que acompanharam o evento. Os  vencedores por categoria foram:

Drinks

1º – Brigadeiríssimo

2º – Cacau show

3º – Sinhô Restaurante

Self-service

1º – Komaqui

2º – Sabor da Terra

Sobremesa

1º – Bendito Café

2º – Cacau Show

3º – Brigadeiríssimo

Prato principal

1º – Lord

2º – Quinta do Barreira

3º – Sinhô Restaurante

Lanche

1º – Sinhô Restaurante

2º – Fino do Leite

3º – House Burger

Petisco

1º – Sabor Maior

2º – Pastelaria do Beto

Ao som da Orquestra do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED), que abrilhantou todo o festival, a chef Juliana Araújo parabenizou todos os participantes e deu mais uma aula show na sequência da cerimônia. “Foi um festival lindo com uma importância imensa para Teixeira. Estar de volta à cidade para um festival tão bonito, com tanta qualidade, me deixa muito feliz também profissionalmente. Que todo mundo continue inovando nos cardápios“, comentou.

Também satisfeito com o resultado do evento, o secretário Flávio Guimarães ressaltou o legado das qualificações feitas e que serão desfrutadas nos próximos anos. “Estamos felizes. A avaliação é muito positiva e Teixeira de Freitas se consolida como um polo da gastronomia“, destacou.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, e a Associação Comercial e Empresarial de Teixeira de Freitas (ACE) com o apoio do Sebrae e Senac, que capacitou mais de 100 profissionais durante o evento.

Galeria de Fotos

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui