“Melhor é um jovem pobre e sábio, do que um rei idoso e tolo, que não mais aceita repreensão.” (Eclesiastes 4.13)
Sempre gostei deste provérbio. Quem o escreveu bem provavelmente foi Salomão, e quando já era um rei rico e idoso. Ele sabia do risco de enrijecer-se, de parar de ouvir, de resistir a ouvir e aceitar críticas ou conselhos. E assim escreveu um provérbio contendo uma crítica a si mesmo. Sua atitude revela não apenas sabedoria, mas também saúde emocional. Precisamos ser capazes de criticar a nós mesmos e também de rir de nossas próprias bobagens. As vezes nos levamos tão a sério que nos tornamos incapazes de crescer, de aprender. E perdemos com isso o direito de ser levados realmente a sério. A vida fica pesada para nós e para quem convive conosco. Uma pena quando isso acontece.
Esse enrijecimento estreita nossa visão e faz adoecer nosso bom senso. O risco não envolve apenas os velhos e ricos, mas a todos, quando somos dominados por ideias ou sentimentos de poder. Quando resumimos a vida à nossa própria história e pensamos que somos os detentores da mais profunda e cristalina verdade sobre a vida. Há jovens tão intransigentes quanto o são alguns idosos que se tornaram ensimesmados. Há pobres tão presunçosos e arrogantes quanto o são alguns ricos vazios de sentido embora cheios de bens. Salomão está certo: é melhor um jovem pobre e sábio, do que um rei idoso e tolo, que não aceita mais repreensão.
Não gostamos de ser repreendidos ou criticados. Não gostamos nem mesmo de opiniões contrárias. Mas precisamos entender o quanto a repreensão, a crítica e a contradição podem nos fazer bem. Precisamos amadurecer e ser capazes de pelo menos ouvir a repreensão e avaliar, pensar sobre o que dizem aquele que discordam de nós. E verdadeiramente refletir. As vezes não só resistimos às pessoas, resistimos ao próprio Espírito Santo. E é bom lembrar que muitas vezes Ele nos fala através da pessoas. Com Balaão, Ele usou uma mula! (Nm 22.28) Esse ano, sejamos mais humildes e acessíveis. Abra-se a feedbacks e mesmo a críticas. Ao ouvir algo que lhe ofenda, algo que disseram sobre você, reflita. Talvez haja algo a aprender. Não é fácil, mas é amadurecer! Feliz 2024!