Sabedoria e revelação

 

“Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.” (Efésios 1.17)

Olhando à nossa volta é lamentável perceber como tem faltado sabedoria e conhecimento de Cristo entre evangélicos e católicos, os representantes do cristianismo. É uma lástima perceber quanta infantilidade, equívoco, vaidade, orgulho e presunção; quanta inimizade e separação. Não me refiro entre evangélicos e católicos, mas na relação dos evangélicos com evangélicos e católicos com católicos, muitas vezes, na mesma comunidade cristã. Estamos orando errado, pedindo coisas erradas e lutando guerras erradas. Precisamos orar por sabedoria e revelação, pois o nome de Cristo está correndo risco em nossos lábios.

Após afirmar que agradece a Deus pelos irmãos de Éfeso, Paulo também faz pedidos por eles. Devemos entender os pedidos que o apóstolo faz como uma declaração do que nós mesmos precisamos para nossa vida como cristãos. Eles revelam o que nos é necessário para vivermos em honra ao nosso Senhor. Em meio a tantos pedidos que fazemos a Deus, devemos pedir-lhe que nos dê o que Paulo orou para que aqueles cristãos recebessem. Disso dependerá nossa saúde espiritual e autenticidade cristã.

Paulo pede que Deus conceda àqueles irmãos “espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele”, ou seja, de Cristo. O apóstolo deseja que eles sejam sábios e possam conhecer plenamente a Cristo. É isso! Não se trata do Espírito de Deus, mas do espírito daqueles irmãos, que cada um, pessoalmente, fosse levado ao pleno conhecimento de Cristo e à sabedoria. Com isso Paulo está dizendo aos irmãos de Éfeso: “irmãos, vocês precisam ser sábios e precisam conhecer ao máximo a Cristo e o que Ele fez por vocês!”. Um cristão de verdade, e não apenas um religioso cristão, revela essas duas marcas: sabedoria e profundo conhecimento de Cristo. Um conhecimento que transforma a visão, as atitudes e o comportamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui