Sabe reconhecer os sinais de uma possível demissão? Veja 6 deles

Especialista recomenda observar o clima no escritório.

Saída de projeto e incerteza sobre o futuro servem como alerta.

Sabe reconhecer os sinais de uma possível demissão? Veja 6 deles
Em muitos casos, sinais de demissão são claros (Foto: Reprodução EPTV)
Às vezes, o profissional consegue sentir o clima estranho e a tensão no ar. Alguma coisa está errada, mas ele não sabe o que é – até que é demitido, e todos são surpreendidos. “Todos os dias, em nosso escritório, ouvimos pessoas dizerem que foram pegas de surpresa”, diz Liz Ryan, CEO e fundadora do Human Workplace, empresa norte-americana de coaching e de consultoria, em artigo publicado na rede social LinkedIn.

Liz afirma que é comum que os sinais da demissão sejam claros, mas nem sempre os funcionários conseguem percebê-los.

Para evitar o susto e se preparar para mudança, veja abaixo 6 situações que indicam que a empresa pretende substituí-lo em breve:

 

1) Profissional é retirado de projeto sem explicação

O colaborador deve desconfiar quando está atuando em um projeto que está indo bem e, de repente, é retirado dele, sem nenhuma explicação. Isso não pode ser considerado uma movimentação de negócios sensata, a menos que a chefia informe quais serão as novas responsabilidades do funcionário e como isso vai ajudar a empresa. Se a resposta sobre a saída do projeto não for consistente, é sinal de que chegou a hora de procurar um novo emprego.

 

2) De repente, conhecimentos são valorizados

Ser reconhecido por seus conhecimentos e habilidades é ótimo, mas quando isso acontecer de uma hora para outra, e o funcionário tiver que ensinar tudo o que sabe para outra pessoa, vale ficar preocupado. Isso pode indicar que ele está treinando o seu futuro substituto.

 

3) Conflitos desapareceram

Divergências ou pequenas discussões no ambiente de trabalho são normais. Mas se o profissional perceber que o problema desapareceu de repente, sem uma resolução final, isso pode ser um sinal de que ele será dispensado.

 

4) Incerteza sobre o futuro

Os profissionais gostam de saber sobre seu futuro dentro da empresa, quais são as possibilidades ou os planos a médio e longo prazo. Normalmente, as empresas comunicam o planejamento no fim do ano ou quando algum projeto termina. Mas quando o funcionário não consegue obter informações sobre o seu futuro é um mau sinal.

 

5) Projetos perdem importância

Um dos principais indícios de que o profissional será demitido é quando seu projeto, antes listado como alta prioridade, cai para um segundo plano e quase não é lembrado. Isso pode significar que a chefia ainda gosta do projeto, mas provavelmente outro funcionário será responsável por ele.

 

6) Mudança no clima

O clima ruim no ambiente de trabalho indica que alterações estão para acontecer. Demissões, mudanças de chefia e de estratégias sempre deixam as equipes tensas.

 

 

 

Fonte: Pâmela Kometani/G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui