Sábado, Porto Seguro participará da maior ação de limpeza do Planeta

Sábado, Porto Seguro participará da maior ação de limpeza do Planeta
Plogging Porto Seguro em ação. Fotos Divulgação

Porto Seguro participará, pela primeira vez, da maior ação cívica do planeta, representando o Brasil junto a mais de 150 países. O World Cleanup Day, Dia Mundial da Limpeza, será realizado no dia 21 de setembro, com coleta de lixo nas praias, bairros e distritos.

Segundo os organizadores, o evento pretende mudar a forma como a sociedade vê, produz, consome e trata os próprios resíduos sólidos. O mundo está se unindo em uma guerra nobre contra o lixo. Agora, Porto Seguro forma mais um elo nessa corrente contagiante.

Sábado, Porto Seguro participará da maior ação de limpeza do Planeta

Mobilização

O Instituto Plogging Porto Seguro realizou o cadastro do município no Dia Mundial da Limpeza e começou a mobilização há mais de um mês. Agora uma comissão foi criada para organizar essa mega tarefa, já que o lixo é um problema de todos.

Ministério Público, Comissão de Meio Ambiente da OAB, Prefeitura Municipal, escolas, faculdades, universidade, instituições, igrejas, associações, empresas e lideranças abraçaram a causa. Os organizadores agora unem esforços e buscam apoio para realizar uma ação impactante e transformadora.

Sábado, Porto Seguro participará da maior ação de limpeza do Planeta

Programação

A maior ação de limpeza do Planeta e da história de Porto Seguro terá início às 8h da manhã. Para dividir a dimensão do problema, mutirões estão sendo formados em pontos estratégicos de coleta, com envolvimento e participação de toda a comunidade.

As 11h haverá concentração na Arena Lounge Axé Moí, com a participação de todos em um grande evento sócio-ambiental. Shows, apresentações, oficinas, exposições  e uma feira sustentável prometem envolver os participantes e promover reflexões sobre as questões que nos assolam e desequilibram a vida na Terra.

Instituto Plogging Porto Seguro

Plogging é um movimento mundial, uma combinação de atividade física e prática sustentável. Traduzindo, vem de jogging (corrida) com picking up litter (pegando lixo). Começou na Suécia por volta de 2016 e se espalhou para outros países em 2018.

Criado há um ano em Porto Seguro, por um grupo de amigos do Meio Ambiente, o Instituto Plogging promove a limpeza nas praias. Só esse ano, já foram recolhidos mais de 7.000 kg de lixo e a meta é ir de Coroa Vermelha a Caraíva, com ação e conscientização ambiental, unindo todos que buscam o equilíbrio com a natureza e compartilham do mesmo propósito ambiental.

Seja um voluntário 

O formulário para cadastro de escolas participantes pode ser feito através do site:

https://forms.gle/yQnDTjptea823FraA

Já para os voluntários, será outro endereço:

https://www.limpabrasil.org/cadastro-voluntarios/

Mais informações través da rede social no Instagram:

@PloggingPortoSeguroBa

Contato sobre o Dia Mundial da Limpeza em Porto Seguro através do email:

ploggingportoseguro@hotmail.com

WhatsApp: 73 99135 5967

Acompanhe também as hashtags: #portonodiamundialdalimpeza #diamundialdalimpeza #worldcleanupday #lixonochaonao

Dados alarmantes

A vida é um milagre do universo, surgiu há cerca de quatro bilhões de anos. E nós humanos há apenas 200 mil anos. Em 50 anos, menos de uma vida, a terra foi mais radicalmente destruída que em todas as gerações anteriores. Fonte: Decifrando a Terra

Derivado do petróleo, o plástico foi descoberto e desenvolvido nos últimos 100 anos. Nos últimos 10 anos, produzimos mais plástico que em todo o Séc. XX. 9% foram reciclados, 12% incinerados e 79% acabaram acumulados. ELE está por todas as partes. Você percebe? Fonte: Revista Science

A Grande Mancha de Lixo do Pacífico tem 1,6 milhão de km², com alta concentração de plástico, equivalente a três vezes o estado da Bahia. Se nada mudar, haverá mais plástico do que peixes no oceano até 2050. 50% do plástico que utilizamos é de uso único e logo descartado. Fonte: Revista Scientifics Reports

1 milhão de aves e 100 mil mamíferos marinhos são mortos anualmente pelo plástico nos oceanos. 44% de todas as espécies de aves marinhas, 22% das baleias e golfinhos, todas as espécies de tartarugas e várias espécies de peixe já foram documentados com plástico dentro, ou em volta de seus corpos. Fonte: Oceans Without Borders

Participe! Queremos Porto Seguro mais próximo da natureza e mais longe do lixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui