Rui Costa emociona durante inauguração da Policlínica Regional do Extremo Sul

Rui fala à imprensa. Foto: Wesley Morau/OSollo

Frase clichê, mas, verdadeira: um marco para a saúde do Extremo Sul da Bahia, sobretudo, para o município de Teixeira de Freitas, a inauguração da Policlínica Regional do Extremo Sul, na manhã desta sexta-feira (17/11). Para o governador Rui Costa, foi “um novo marco na saúde pública da Bahia”.

Bonita não somente por fora, a estrutura interna e equipamentos de ponta dão ares de modernização à saúde baiana. Fotos Wesley Morau/OSollo

Segundo Rui, no início da visita guiada com a imprensa à Policlínica Regional do Extremo Sul, o equipamento de saúde é “uma nova referência, que aposta na prevenção. A inauguração desta primeira policlínica regional significa que o processo de regionalização da saúde está sendo efetivado. Hoje, a saúde está chegando mais perto dos baianos do extremo sul e isso vai chegar a todas as regiões do estado, garantindo melhor assistência a quem mora no interior”.

Prefeitos dos 13 municípios do Consórcio, deputados, vereadores e outras autoridades estiveram na inauguração, um marco para a saúde da Bahia. Foto OSollo

Além dos prefeitos que fazem parte do Consórcio de Saúde do Extremo Sul, diversas autoridades estiveram presentes na inauguração, dentre elas, membros importantes da área de Segurança, Saúde – diversos secretários das cidades abrangidas –, vereadores, deputados, o juiz dr. Argenildo Fernandes, que demonstrou entusiasmo com a estrutura da policlínica, e muitos outros, como a decana da Universidade Federal do Sul da Bahia campus Paulo Freire, dra. Márcia Moraes, para quem a policlínica é não somente um ganho inestimável à saúde regional como uma oportunidade para o enriquecimento acadêmico da UFSB.

Temóteo Brito disse que o momento é “de alegria e de satisfação com o presente que o governador Rui Costa está dando a região. Que ele escolheu o Extremo Sul, escolheu Teixeira, para inaugurar a primeira policlínica. E é assim que a saúde vai melhorando em nossa Bahia e, principalmente, em nossa cidade”.

Prefeito de Teixeira e presidente do Consórcio de Saúde, Timóteo Brito. Foto Wesley Morau/OSollo

O secretário de Saúde de Teixeira de Freitas, cidade-sede da policlínica, disse estar feliz e externou que o município se sente privilegiado em estar participando desse momento ímpar para a saúde do Extremo Sul e da Bahia. “A policlínica dá o suporte necessário a todos os municípios da região no que tange diagnóstico e consultas ambulatoriais. São diagnósticos de alta complexidade, tomografia computadorizada, feita realmente num projeto de excelência, equipamentos de última geração a serviço dos pacientes da rede SUS”, afirmou.

Secretário de Saúde Rodrigo Kuada. Fotos Wesley Morau/OSollo

Quanto aos agendamentos, Kuada esclarece que “as consultas serão todas pré-agendadas pela Regulação dos seus municípios, o paciente é atendido na Atenção Básica e ela encaminha o paciente à Central de Regulação, onde seu exame ou consulta será agendada”, conforme disponibilidade no sistema. Ele frisou que “a policlínica não será para atendimento espontâneo”, ou seja, não atende urgências e emergências, pois estes são de responsabilidade do município. Sobre as datas dos agendamentos, Kuada acredita que “pelas experiências que nós temos visto, especialmente no Ceará, de que a policlínica realmente otimiza essa demanda. Eu acredito que procedimentos que são realizados aqui a espera não será mais de 30 dias”.

Dr. Ronaldo de Toledo, diretor assistencial da Policlínica. Foto: OSollo

De acordo informações do dr. Ronaldo de Toledo, diretor assistencial da Policlínica, “serão 22 especialidades médicas e uma enorme quantidade de exames de média e alta complexidade”, os quais não são oferecidos pela Atenção Básica, logo, o cidadão teria que ir em busca de hospitais em grandes centros, o que demandaria tempo, esforço físico e empenho financeiro. Dr. Ronaldo, que também é diretor clínico, responsável pela intermediação com a equipe médica quanto a horário, disponibilização de exames, atendimentos, garantiu que “boa parte dos especialistas já estão contratados” e os demais serão rapidamente, posto que “já estão em contato, só estamos finalizando a questão de escala”. Atualmente, 59 profissionais estão atuando na policlínica, entre médicos, enfermeiros, técnicos e pessoal de apoio. O diretor assistencial pontua ainda que o paciente será, de fato, atendido no horário marcado.

Os prefeitos do Extremo Sul celebram essa conquista. Foto: Camila Souza/GOVBA

“Policlínica é prevenção e saúde regionalizada para cuidar do nosso povo!”

Em seu discurso para centenas de cidadãos dos 13 municípios após visita guiada à imprensa, Rui Costa relatou seu projeto de prevenir, fazer exames, acompanhar, sua “posta na prevenção”. O governador, com a voz embargada, contou: “Minha mãe faleceu em 1995 de um câncer de mama, não adiantou ter o hospital, fazer a cirurgia e tirar o seio dela, que a doença depois de instalada não conseguiu recuperar. O ideal teria sido ela ter feito exame cedo, descoberto o problema cedinho e, talvez, tivesse viva até hoje”. Emocionando a todos, ele prosseguiu: “Mais importante ou tão importante quanto construir um hospital, é montar rede de prevenção de exame, de consulta de especialista”.

Rui Costa emocionou a todos em seu discurso à população. Foto OSollo

Para Rui, a policlínica vai reanimar e fortalecer o conceito de saúde pública num momento em que as pessoas já estão desacreditadas, pois sempre que vão aos Postos de Saúde não encontram especialistas e ficam sem o atendimento necessário.

De acordo a Rui Costa, a inauguração desta policlínica e das outras três, mais os hospitais fazem parte “uma missão que Deus me deu e minha mãe me ensinou”. Ainda citando sua matriarca, a força-motriz de seu empenho em melhorar a saúde preventiva, o governador disse que aprendeu com ela que palavra dada é palavra pra ser cumprida, e, também, “aprendi com a minha mãe a gostar de gente, a cuidar de gente”, por isso, “eu quero que as pessoas possam se cuidar. Não quero que ninguém espere ficar doente pra procurar um hospital. Quando minha mãe procurou, já era tarde. Mas não será para essas pessoas. Vamos levar saúde preventiva para perto delas. Exames, equipamentos, atendimento em até 22 especialidades. Nada de deixar a doença avançar e ter que percorrer longas distâncias em busca de um hospital quando a situação já for grave. Policlínica é prevenção e saúde regionalizada para cuidar do nosso povo!”, concluiu.

11 COMENTÁRIOS

  1. Uma ideia..que tal agir investir no RRGIONAL é na UMMI e agiliar eles dois no projeto regional…invusta uma 17 milhões já ajudaria…..afinal Teixeira de Freitas sua população é quem banca. E o melhor seria, menos política, Festa e mais Gestão.

  2. A região do Extremo Sul está de parabéns, por ter recebido mais um equipamento muito importante para a saúde preventiva, principalmente para a população mais carente, que não tem um plano de saúde, ou dinheiro para pagar exames caros.

  3. Verdade! Administração pública, dinheiro público obrigação do gestor investi no bem estar público e é isso que o governo do estado vêm fazendo nesses 2 anos e 11 meses de administração de Rui Costa. Infelizmente nem todos os políticos agem assim.

  4. Parabéns ao governador Rui Costa Pela Policlinica de Teixeira de Freitas Pelo Hospital Costa do Cacau em Ilhéus pelo trabalho quer está fazendo em toda Bahia. a Bahia no caminho certo. Mudado um pouco de assuntos governador gostaria de saber do Senhor Governador sob a BA 120 ali na Ba 330 sentido a UBATÃ tem o trevo entra para cidade de Gongogi que é BA 120 ali até chegar a cidade de Gongogi é Asfaltada um percurso de 16 km falaram que ali um Governador Nilo Coelho tem uma Fazenda e asfaltou e restante depois de Gongogi é tudo estrada de chão esburacada chegando a povoado de Laje do Banco Aurelino Leal e Banco Central um povoados que de Ilhéus saindo no Posto Antonio na BR 101 km 469 até sem asfalto conversa aí com Prefeito de Ilhéus Mário Alexandre para ver se refrescar a mente dele governador fala assim com é a Estrada de Banco Central aqui em Ilhéus

  5. Tudo que estiver fazendo para Benicio da população é úteis para pela obra contínuado sobre estrada de Banco Central Ilhéus Bahia que é ruim esburacada outro assunto Governador em Banco Central em Ilhéus é assim não têm policia todo mundo quer mora lá têm uma arma se você matar você morre o povo fazendo justiça com às próprias mãos Amarildo José da Hora morador Carapicuíba Grande São Paulo mais nascido em Banco Central em Ilhéus Bahia

  6. Paula ingrata. Enquanto o país mergulha no mar de corrupção, vc faz um comentário ipoctra desse . Agradeça a ele s criatividade e empenho. O obrigação todos nós temos e bem poucos cumprem. Será q vc cumpre todas as suas obrigações?

  7. Boa noite! O governo Sr.Rui Costa vem fazendo um bom trabalho em todas às regiões do estado,falo isso com conhecimento de causa pois entre 2016 e 2017 estive em mais de 220 município entre os 417 do estado, sou de Queimadas e moro em salvador a 30 anos, não sou partidário só reconheço um boa gestão, inclusive está sendo consertada a BA 120 que liga Santa luz a Queimadas vai até Cansanção, Itiúba e Filadélfia.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui