Rui Costa diz que aulas devem voltar antes da maioria da população ser vacinada

Rui Costa diz que aulas devem voltar antes da maioria da população ser vacinada
Rui Costa diz que aulas devem voltar antes da maioria ser vacinada. Foto: Paula Fróes/GOVBA

O governador Rui Costa anunciou nas redes sociais que as atividades escolares serão retomadas antes da maioria da população ser vacinada, já que, segundo ele, na melhor das hipóteses, a margem só será alcançada no segundo semestre deste ano.

Apesar disso, Rui disse que ainda não é possível estabelecer uma data, enquanto a ocupação dos leitos da covid-19 mantiverem altas. Ele afirmou ter feito uma solicitação à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) que possa definir parâmetros que permitam definir quando anunciar o início das aulas.

“Vamos voltar às aulas, sim. A retomada das atividades escolares acontecerá antes da maioria da população ser vacinada, mas não podemos ser irresponsáveis em estabelecer uma data enquanto a ocupação de leitos e o número de mortes se mantiver nos níveis atuais”. disse Rui Costa.

Ainda, para o governador do Estado, “não podemos admitir outro ano sem aula. Seria um desastre. É sepultar o sonho dos jovens seguirem na vida. Vários estados tentaram fazer aula virtual, mas o alcance disso é irrisório. O ambiente não tem condições”. Mediante Para o governador, há uma “necessidade urgente do reinício”.

Prioridade será vacinar trabalhadores da educação

O governador Rui Costa disse que com a chegada de novas doses de vacina contra a Covid-19, a prioridade será a vacinação dos professores e dos trabalhadores da educação.

“Pessoas que trabalham nas escolas, até pessoas mais idosas. Tem merendeiras e cozinheiras. Essas pessoas tem que ter prioridade e para que a gente possa dar mais segurança no retorno das aulas”, disse Rui.

Como projeto para melhorar o nível do ensino, o governador pretende enviar para a Assembleia Legislativa da Bahia um projeto para instituição de monitores nas escolas. Segundo Rui, o projeto já acontece nas escolas.

“Criamos um programa de monitor. Jovens ajudavam a dar aulas nas escolas que estudavam. Vou mandar para AL-BA, para colocar dois monitores por turma. São 52 mil monitores no estado. Eles vão ajudar os colegas a ajudar o desempenho escolar. São alunos que tiraram acima de 8 em matemática e português. Vamos elevar esse número. Mantivemos durante a pandemia o pagamento e vamos ampliar”, comentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui