Rui autoriza recuperação de estrada e reforma de escola em Potiraguá

Foto: Manu Dias/GOVBA

O turismo e o trânsito de mercadorias entre o sul, o sudeste e o oeste da Bahia serão fortalecidos com a recuperação de quase 60 quilômetros da BA-680, no trecho entre os entroncamentos com a BA-270, em Potiraguá, e com a BR-101. A obra, autorizada pelo governador Rui Costa neste sábado (8), no município de Potiraguá, vai beneficiar mais de 100 mil habitantes também dos municípios de Itarantim, Macarani, Maiquinique e Itapetinga. Na ocasião, Rui e o secretário da Educação, Walter Pinheiro, autorizaram a reforma do Colégio Estadual Anísio Teixeira, que foi visitado por eles.

Rui informou que, só nesta semana, foram autorizadas as recuperações de três estradas baianas. “O maior investimento é nesta de Potiraguá, são R$ 27 milhões. Este valor dá quase dois anos de arrecadação do município. Esta obra resulta da nossa concepção de que a Bahia é grande, mas precisa estar com a infraestrutura em dia para levar desenvolvimento e emprego para todos os cantos”. Segundo ele, a obra beneficia também a arrecadação. “O imposto sobre serviço desta obra também é recolhido aqui, beneficiando os moradores”.

Foto: Manu Dias/GOVBA

Para o secretário da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, a BA-680 é importante porque interliga todo o extremo-sul à BR-101, atendendo quem sai de Vitória da Conquista, Itapetinga, Barreiras, Brasília ou do estado de Tocantins. “Para quem vem destas regiões, é o caminho mais perto para chegar a Porto Seguro. É importante também para escoar a produção local, que é muito forte na pecuária. Estamos caminhando aos 5,5 mil quilômetros de estradas recuperadas até o final dos próximos dois anos”, acrescentou.

Economia e turismo

A carne, o leite, o queijo, o iogurte, além da feira municipal, toda a economia local gira em torno da produção rural, especialmente da pecuária. Motorista de caminhão Suel dos Santos, visita as fazendas que margeiam a BA-680 todos os dias, para levar o leite até a sede de Potiraguá, onde o produto é vendido. “Já fique das 7h ao meio-dia com fome, com o carro quebrado. Arrumando a estrada melhora muita coisa. O carro não vai quebrar mais. Com a estrada boa não corremos risco de o leite estragar, e não precisamos sair tão cedo, porque a viagem não atrasa”.

Foto: Manu Dias/GOVBA

O turismo é outro segmento para o qual a rodovia é fundamental. Diretor de uma rede multinacional, Antônio Aucélio, de Brasília, levou a esposa até Porto Seguro, em uma viagem de passeio. Passando pela BA-680, ele elogiou a iniciativa de pavimentação. “Para nós, que somos usuários, a recuperação da estrada é fundamental, porque incentiva o comércio local e o turismo fica mais fácil. Pessoas que visitam constantemente a cidade vão ter uma estrutura melhor”.


Reforma do colégio

Rui afirmou que volta a Potiraguá para inaugurar a escola, após a reforma. Ele disse que, quando tomou posse, decidiu visitar as escolas da Bahia. “Eu já visitei 230 escolas, entre estaduais e municipais. Faço isto porque acredito que as nossas decisões são tomadas de acordo com aquilo que conhecemos. Então, converso com diretores, professores, alunos e descubro o que é preciso. Então, estamos reformando mais de 200 escolas. Todas as que visitei estão recebendo melhorias, quadras poliesportivas, sendo reformadas”.

O secretário da Educação, Walter Pinheiro, disse que a reforma do colégio vai incluir a construção de uma quadra coberta. “Este colégio, que não tinha coordenação pedagógica, ganha hoje também um coordenador pedagógico. A meta é que todos os colégios do Estado tenham coordenação pedagógica até o final deste ano”.

 

 

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui