Rui anuncia que 20 leitos de UTI devem ser abertos em Teixeira até o fim de semana

Rui anuncia que 20 leitos de UTI devem ser abertos em Teixeira até o fim de semana
Rui Costa em coletiva ao extremo sul. Foto: Reprodução/Redes sociais

No começo da tarde desta quarta-feira (03), o governador Rui Costa concedeu uma entrevista coletiva à imprensa do extremo sul baiano. As informações repassadas reafirmam anúncios do chefe do Executivo feitos para a região.

O tema norteador foi as ações de combate ao coronavírus diante do avanço da pandemia nos municípios, principalmente em Teixeira de Freitas, Itamaraju, Nova Viçosa, Eunápolis e Porto Seguro.

Leitos de UTI

Contemplando boa parte dos questionamentos da imprensa regional, Rui se pronunciou sobre a ocupação em 100% atingida nos leitos de UTI exclusivos para a covid-19, tanto no Hospital Regional Luís Eduardo Magalhães, quanto no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF).

Ele indicou que, para a Costa do Descobrimento, em parceria com Município de Eunápolis, será aberto um hospital de referência para região. A Prefeitura havia informado anteriormente que serão 50 leitos, sendo 10 leitos de UTI e 40 leitos clínicos.

Para a Costa das Baleias, o governador já afirmou o hospital de campanha montado ao lado do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas deve receber os respiradores, doados pela Suzano, necessários para 20 leitos de UTI nos próximos dois dias.

Em suma, o governador chamou novamente a população para uma tomada de conscientização e enfatizou que abrir leitos ou elaboração de decretos não serão suficientes para frear a pandemia.

Ele chegou a usar novamente a metáfora de “ter que tomar um remédio amargo” para vencer o enfrentamento.

Toque de recolher

O Decreto Nº 19.736, de 02 de junho de 2020, foi publicado nesta quarta-feira (03) instituindo o “toque de recolher” em 19 dos 21 municípios do extremo sul baiano.

O objetivo é conter a taxa de contaminação por coronavírus, que chega a 20% por dia, superando a média do estado, em 5%.

Têm restrição de locomoção noturna, das 18h às 05h, até 09 de junho de 2020, os municípios de Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itamaraju, Itanhém, ItapebiLajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda.

Fora desse horário, ficou autorizado somente o funcionamento dos serviços essenciais. Algumas prefeituras fizeram republicações estabelecendo condições específicas para o cumprimento da medida.

Após a vigência do decreto, as atividades comerciais devem continuar sendo retomadas gradativamente e observando orientações sanitárias.

LEIA MAIS:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui