RPPN Estação Veracel completa 22 anos

RPPN Estação Veracel completa 22 anos
RPPN Estação Veracel completa 22 anos. – Fotos: Divulgação

Mantida pela Veracel Celulose, a maior reserva privada de Mata Atlântica no Nordeste do Brasil tem mais de 5 mil hectares e abriga espécies de animais e plantas em risco de extinção

A Estação Veracel, maior Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) de Mata Atlântica no Nordeste brasileiro, completa, hoje, 22 anos. Criada e mantida pela  Veracel Celulose, indústria localizada na Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia, a reserva fica nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, e é um ícone do esforço para a conservação da biodiversidade.

A Estação Veracel é reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Sítio do Patrimônio Mundial Natural e os trabalhos de conservação da biodiversidade realizados lá, propiciaram a Veracel Celulose o selo Procedimento de Serviços Ecossistêmicos Forest Stewardship Council® – FSC® C017612  emitido no Brasil pelo Imaflora. A certificação pela FSC®, oficializada em maio deste ano, é um reconhecimento inédito no setor de florestas plantadas. O objetivo do procedimento é reconhecer e valorizar a atuação de empresas e organizações que usam os recursos naturais sem esgotá-los, seguindo assim um dos principais pilares do desenvolvimento sustentável.

RPPN Estação Veracel completa 22 anos

“Os 22 anos da RPPN Estação Veracel são motivo de imenso orgulho para nós. Além de ser referência no processo de educação ambiental e de se constituir em uma plataforma de diálogo com a sociedade, a Estação é a concretização da visão da Veracel sobre o papel da empresa para a conservação ambiental, dentro do propósito da companhia de ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida”, afirma Virginia Londe de Camargos, coordenadora de Estratégia Ambiental e Gestão Integrada da Veracel.

A área conta com mais de 6 mil hectares onde são encontradas várias espécies da fauna e da flora da Mata Atlântica. Esses números reforçam que a Estação Veracel é um espaço fundamental para a conservação de biodiversidade e para a proteção de espécies globalmente ameaçadas de extinção. A RPPN Estação Veracel está entre as dez áreas com maior diversidade de espécies de árvores por hectare do Brasil. A reserva é considerada uma importante área de conservação de aves pela BirdLife International, organização ambiental com sede no Reino Unido, abrigando espécies como a Harpia (Harpia harpyja), uma das maiores aves de rapina do mundo, o Crejoá (Cotinga maculata) e o Pica-pau-de-coleira (Celeus torquatus), entre outras.

Saiba mais sobre a RPPN Estação Veracel e veja as imagens de animais silvestre em habitat natural capturadas por meio de armadilhas fotográficas clicando aqui.

Sobre a Veracel Celulose  

Fundada em 1991, com início da produção de celulose em 2005, a Veracel Celulose é fruto da parceria entre duas grandes empresas do setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso, que compartilham o controle acionário da companhia, detendo, cada uma, 50% das ações. Localizada em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em 11 municípios da região. Com uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas, a empresa gera 3.191 empregos próprios e de terceiros.

A Veracel Celulose tem compromisso com as pessoas – colaboradores, parceiros e comunidades. A empresa busca sempre contribuir com a qualidade de vida regional, a partir do apoio e do desenvolvimento de ações culturais, sociais e econômicas que beneficiam a região. Além disso, a preocupação com a conservação ambiental faz parte da agenda de sustentabilidade da companhia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui