Roteiro do turismo rural de Porto Seguro recebe validação do Ministério do Turismo e da UFF com excelência 

Roteiro do turismo rural de Porto Seguro recebe validação do Ministério do Turismo e da UFF com excelência 
Roteiro do turismo rural de Porto Seguro recebe validação do Ministério do Turismo e da UFF com excelência. Foto: Prefeitura de Porto Seguro/Divulgação

Rota “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores” foi a sétima a ser validada pelo projeto “Experiências do Brasil Rural”,  que tem o objetivo de ampliar a oferta turística nacional por meio do turismo rural.

Porto Seguro um dos destinos mais procurados do Brasil por suas praias paradisíacas e festas, agora também é oficialmente um excelente destino para os amantes do turismo rural, segundo o Ministério do Turismo (MTur). Nos dias 29/11 a 03/12/21 a cidade recebeu a equipe técnica do projeto “Experiências do Brasil Rural” do MTur em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), com foco em ações de apoio à promoção e à comercialização dos roteiros, para realização da última etapa do projeto: a validação presencial do roteiro “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores”, elaborado pela Secretaria Municipal de Turismo, serviços, atividades e transportes turísticos (SETUR) de Porto Seguro.

“A minha percepção é que o roteiro de turismo rural de Porto Seguro definitivamente revela todas as riquezas do destino, que são muitas na região. O sol e mar, claro, são maravilhosos e predominantes, mas eu finalmente tive a chance de sentir de perto todas as riquezas dessa região. Então, foi um grande privilégio ver de perto o trabalho dos produtores, sentir toda a alegria de todos envolvidos, de forma muito caprichada, segura e eficiente. São muitas viagens dentro de uma única viagem! Sem a menor dúvida, o roteiro ‘Terra Mãe do Brasil’ é inigualável. É uma oferta turística realmente impressionante, que nos possibilita conhecer tudo por ser bem perto, então eu saio da praia, daqui a pouco estou em uma fazenda, aí eu sento para comer algo delicioso, logo após chego ao Sparvati SPA Hotel, um paraíso em Vale Verde com toda a riqueza histórica que o vilarejo tem e o encantador  Bistrô do Arnô, de repente estou em uma fábrica de chocolate, depois posso relaxar tomando cervejas artesanais…”, avaliou a professora doutora da faculdade de turismo e hotelaria da UFF e coordenadora local do projeto, roteiro “Terra Mãe do Brasil”, Verônica Mayer.

Inaugurando essa nova era do turismo rural, cinco equipamentos, sendo duas da agricultura familiar, dois de apoio e um de integração dos atrativos, foram validados após participarem de todas as etapas do projeto (diagnóstico das rotas, capacitação, mentorias, seminários, oficinas de experiências, formatação de vivências e validação presencial) e serem aprovadas com louvor pelos técnicos. São eles: Hotel Estalagem e Bahia Active da empresária Renata Tardin, Celeiro orgânico e Sítio Santiago da produtora Adriana Severino, Sparvati Spa e Bistrô do Arnô do empreendedor e chef Arnaud Manuel Scholl, e a fazenda Trevo dos Búfalos do produtor Roberto Cangussu.

“Os atrativos rurais de Porto Seguro, não apenas cumpriram o papel, mas superaram as expectativas. Apesar de todas as dificuldades que esses empreendimentos pequenos e familiares enfrentaram durante a pandemia, mesmo assim participaram do projeto com muito afinco e, ao mesmo tempo, realizaram investimentos e alterações para melhorias e estão se empenhando nos trabalhos para receber muito bem. Então, a validação foi realmente um sucesso. A interação com todos os participantes do roteiro foi incrível e enriquecedor. Aproveito para agradecer à Fernanda Rodrigues e à Aline Rodrigues, ambas da SETUR, pela hospitalidade, carinho e toda a atenção de nos acompanhar em cada passo. Foi tudo realmente nota 10!”, concluiu a professora Verônica Mayer.

Durante a semana, além da coordenadora Verônica Mayer, o Analista Técnico do Ministério do Turismo Rodrigo Moreles Canez e o professor da UFF e coordenador do projeto Osiris Ricardo Bezerra Marques vivenciaram experiências que compõem a rota de Porto Seguro, em propriedades da agricultura familiar, empreendimentos de hospedagem, praias e vilarejos surpreendentes e encantadores.

“A semana de validação do roteiro ‘Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores’ foi recheada de experiências únicas e inesquecíveis. Cada passeio, cada empreendimento, cada experiência vivida superaram todas as nossas expectativas. Essa etapa de validação do roteiro foi de grande importância para o Ministério do Turismo ter um feedback positivo do quanto o projeto Experiências do Brasil Rural, em parceria com a UFF e MAPA, gerou belíssimos frutos.

A região de Porto Seguro possui um enorme potencial para o desenvolvimento do turismo rural, contando com uma grande variedade de produtos, serviços e experiências capazes de agregar valor à atividade turística da região. Eu, em nome do MTur, me sinto muito grato e satisfeito por fazer parte desse projeto e saber que o nosso trabalho trouxe tantos impactos positivos para a região”, declarou o Analista Técnico Rodrigo Canez.

Esta é uma das últimas etapas da iniciativa, que contou com o apoio integral do prefeito Jânio Natal e do vice-prefeito e secretário de turismo de Porto Seguro, Paulinho Toa Toa, com acompanhamento presencial das equipes de qualidade de produto turístico – Aline Rodrigues, Neila Mueller e Marinalda Malacarne – e da comunicação e jornalismo – Fernanda Rodrigues – da SETUR, suporte de transporte da Prefeitura e parcerias com os empreendimentos participantes do roteiro.

“É com muita alegria que o prefeito Jânio Natal e eu estamos acompanhando e apoiando o desenvolvimento do projeto “Experiências do Brasil Rural” desde o início do ano e, ver o nosso roteiro ser validado com superação das expectativas, muito nos orgulha. Parabenizo a todos os equipamentos que fazem parte do ‘Terra Mãe do Brasil’’, sobretudo aos que participaram de todas as etapas, trabalharam e receberam a validação do MTur e à equipe da SETUR. Mais do que um certificado, é o reconhecimento de um grande trabalho que está sendo feito em união (iniciativas público e privado) em prol do turismo diversificado e de alta qualidade em Porto Seguro”, disse entusiasmado o vice-prefeito e secretário Paulinho Toa Toa.

Também fazem parte do roteiro “Terra Mãe do Brasil” a agroindústria de chocolates finos Di Porto, Cervejaria Artesanal Arraial d’Ajuda,  fazenda Bom Sossego (RPPN), passeio de subida do Rio Buranhém a partir da Marina Pantera Deck, Parque Nacional Pau Brasil, Distrito de Vale Verde com parada no Acarajé do Vale e Cachaçaria Coisas da Roça, Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal e aldeias indígenas, Rancho Fábio da Garota; e no apoio de hospedagem em Trancoso tem o Calá & Divino Casa Hotel e a Pousada Bahia Bonita, em Arraial d’Ajuda o Vila Maritaca.

Segundo o Ministro do Turismo, Gilson Machado, “além das belas praias e outros atrativos naturais, Porto Seguro guarda uma pedra preciosa em seu interior, que é o agroturismo. O nosso objetivo aqui é ampliar a oferta turística nacional, bem como gerar alternativas de renda aos agricultores familiares da região que também trabalham com o turismo, com reflexos extremamente positivos na geração de emprego e desenvolvimento”, explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui