Rio Vermelho

Rio Vermelho

A história do Rio Vermelho tem início no século XVI, com o naufrágio de Diogo Álvares Correia, o Caramuru. O episódio ocorreu no Largo da Mariquita, denominação derivada do tupi mairaquiquiig, que significa ‘lugar que dá peixe miúdo’. O peixe miúdo em questão é a petitinga. Ali viviam os tupinambás, e Caramuru foi o elo de comunicação entre os nativos e os europeus.

A denominação Rio Vermelho foi dada pelo Diogo Álvares Corrêa sobre alusão a cor da água do rio Camurugipe. Os primeiros donos desta localidade foram os índios, seguidos pelos franceses e portugueses, é um aglomerado de casas com telhados de casas antigas, morei no Rio Vermelho, bastava caminhar por alguns minutos para ver o mar.

Eu observava aquela colônia de pescadores naquele mar sem ondas, de qualquer lugar dava para sentir a umidade do mar e, enquanto a brisa úmida e quente do anoitecer acontecia, nos fins de semana as ruas ficavam cheias e barulhentas de jovens nos barzinhos, com as luzes do Largo de Santana. Várias barracas de comida vendem acarajé. As praias, incluem a Praia do Buracão, casa dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui