O município de Itagimirim, no extremo sul da Bahia, foi destaque nas comemorações pelo primeiro aniversário do Núcleo de Regularização Fundiária do Tribunal de Justiça da Bahia (NUREF), na última sexta-feira (15/set). O evento, realizado na sede do TJ-BA, contou com um workshop e teve o prefeito Luizinho (PODE) como um dos palestrantes.
Com o tema “Conectando caminhos para um solo seguro”, o workshop reuniu autoridades do executivo, judiciário, legislativo, comissões municipais de regularização fundiária, registradores, advogados e estudantes, para trocar experiências e adquirir mais conhecimentos sobre a Regularização Fundiária Urbana. Nesse sentido, o NUREF é parte fundamental dos avanços conquistados pelas cidades baianas quando se fala de Reurb, pois é o órgão responsável pelo assessoramento das prefeituras nesse procedimento.
Como não poderia ser diferente, Itagimirim teve lugar de destaque no evento, como a primeira cidade do Brasil a concluir o processo da Reurb de forma 100% gratuita. Por essa realização histórica, o município se tornou case de sucesso e referência em todo país.
O prefeito Luizinho, como um dos palestrantes, teve a oportunidade de compartilhar com os participantes um pouco da desafiadora experiência de realizar um projeto tão ambicioso, como foi a regularização fundiária em Itagimirim.
“Foram anos de muito trabalho e dedicação de diversas pessoas para que essa conquista fosse alcançada. Definitivamente, é um marco histórico que traz inúmeras oportunidades de desenvolvimento para nossa cidade. Entre elas, podemos destacar a maior facilidade na captação de recursos e execução de obras, diferentemente do passado, quando nosso município já foi obrigado a atrasar projetos em andamento por conta da falta de documentação regular de propriedades. Com muita luta mostramos a todo país que é possível, e agora, como referência nacional em Reurb, queremos que todos entendam a importância desse processo e os benefícios que ele proporciona”, destacou o prefeito de Itagimirim.