Reunião com secretário da SEDES e traz benefícios para o setor pesqueiro de Cabrália

Atendendo a um convite do secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, o município de Santa Cruz Cabrália enviou uma comitiva para Salvador no início do mês de março para tratar das demandas do setor pesqueiro.

A pauta principal da reunião foi a segunda etapa do Projeto Pescando Renda, que em 2011 contemplou o município com duas embarcações que foram destinadas à Associação de Pescadores Indígenas Pataxó de Coroa Vermelha (APIP). Os representantes do município aproveitaram a oportunidade para destacar a importância desta conquista à comunidade e reforçar o pedido de mais três embarcações, que foi encaminhado através de ofícios, juntamente com o pedido de cursos de capacitação para os membros da associação.

Os participantes da reunião conseguiram muito mais. Além dos encaminhamentos, foram contemplados com dois freezers e duas balanças digitais, que foram doadas à APIP e à Colônia de Pescadores Z-51e deverão ser entregues até a próxima semana aos pescadores.

Bastante satisfeito com o avanço do setor pesqueiro no município, o diretor municipal de Pesca, Cláudio Mendes Xêpa, agradeceu o apoio do prefeito Jorge Pontes e da secretária de Educação Terezinha Almeida, que foi fundamental para o deslocamento da comitiva. “Os resultados deste encontro foram muito positivos. Além de conseguirmos benefícios para a comunidade pesqueira, ainda fomos elogiados pelo secretário da SEDES, que destacou a repercussão positiva nas ações que vem ocorrendo no setor de pesca de Santa Cruz Cabrália”.

Vale destacar que a pesca em Santa Cruz Cabrália tem passado por uma verdadeira revolução. Dentre as principais conquistas, destacamos o Projeto Pescando com Redes 3G, uma parceria da prefeitura municipal com as empresas Qualcomm, USAID, Telefônica/VIVO, ZTE do Brasil e o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS/ responsável pela execução do projeto), através do qual os pescadores passaram a ter acesso à mais alta tecnologia para desenvolverem suas atividades, cursos de capacitação, implantação de cultivo de ostras, cultivo de polvo, além da implantação de Telecentros, casa do pescador, fábrica de gelo, unidade de beneficiamento do pescado, entre outros avanços, incluindo a reforma da tarifa em dezembro de 2011.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui