Nesta quarta-feira (21), uma reunião entre a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas e representantes do setor comercial do município, realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), teve a apresentação dos serviços realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em 2022, assim como o calendário de planejamento para os eventos que vão ocorrer no próximo ano.
Em diversas frentes e parcerias, a pasta atuou no intuito de impulsionar a economia do município e região, através de ações durante o ano, como a 9ª edição do Festival Gastronômico Sabores de Teixeira de Freitas, a retomada do projeto Arte na Praça e a Rodada de Negócios durante a 38ª edição da Exposição Agropecuária.
Além disso, a gestão atual disponibiliza cursos profissionalizantes gratuitos aos cidadãos a partir do Desenvolve Teixeira. As iniciativas deram a Teixeira de Freitas a conquista de premiações estaduais nas categorias Cidade Empreendedora e Marketing Territorial e Setores Econômicos durante o XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022.
Para 2023, estão previstas a entrega da pavimentação do Polo Municipal, com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), responsável pela implantação do saneamento, e da Rua Gourmet, voltado ao lazer e empreendedorismo teixeirenses, que receberá o Festival Gastronomia de Rua.
Estiveram presentes o prefeito dr. Marcelo Belitardo, secretários municipais, representantes da Polícia Militar e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), empreendedores que atuam em território teixeirense e outras personalidades.
Para o prefeito de Teixeira de Freitas, dr. Marcelo Belitardo, tudo acontece em prol do desenvolvimento da cidade. “A gente trabalha com uma estimativa de datas, a maioria deve se concretizar. Tem algumas ações tradicionais e tem algumas novidades também. A cidade de Teixeira de Freitas está evoluindo e fico feliz porque sou teixeirense e servindo o cidadão”, disse.
Maxsoely Brito, secretária de Desenvolvimento Econômico de Teixeira de Freitas, disse acreditar muito no alto impacto da iniciativa, “que traz a participação ativa dos diversos atores de desenvolvimento na construção desse nosso calendário de eventos 2023, de modo a não conflitar as agendas”.
José Carlos da Rocha, o Zé Carlos, presidente da CDL de Teixeira de Freitas, pontuou que a reunião foi proveitosa, levantando o que foi feito em 2022 e alinhando para 2023. “Saímos daqui convencidos de que estamos no caminho certo. A CDL tem esse compromisso. O maior gerador de emprego aqui é o comércio e aqui é uma casa de discussão”.
Alex Brito, gerente regional do Sebrae, parabenizou a CDL pelo momento e por provocar a unificação do calendário de eventos para Teixeira. “Pensar numa agenda unificada é extremamente importante, pois evita a sobreposição de eventos e canaliza os diversos esforços”, comentou.
Dr. Daniel Moraes, presidente da OAB Subseção de Teixeira de Freitas, ressaltou a importância da união das entidades de classe e poder público, além das demais instituições participantes. “Esse é um momento histórico, porque demonstra efetivamente a agregação das entidades e que a força do associativismo, junto com a parceria entre o público e o privado, traz resultados efetivos”, destacou.
Rodrigo Pimentel, tesoureiro do Conselho Interativo de Segurança do Extremo Sul da Bahia (Cisba) e coordenador de Inteligência Patrimonial da Suzano, expressou suas contribuições voltadas para a segurança pública. “O objetivo é essa parceria público-privada, contribuindo com toda a estrutura necessária para que as instituições de segurança exerçam suas funções em condições e a gente consiga combater a criminalidade como um todo”.
Major Neto, comandante da 87ª CIPM de Teixeira de Freitas, reiterou a relevância de ouvir as necessidades da comunidade. “A Polícia Militar sempre se antecipa para que evite surpresas, não só quanto ao Natal, como festas e eventos grandes, para que a gente consiga trabalhar os problemas que poderiam vir a acontecer”.
Estiveram ainda presentes: a primeira-dama Penélope Belitardo, secretários municipais, empresários, representando a Associação de Pastores Evangélicos de Teixeira de Freitas (Apetf), o pastor Jadilson Moraes, o presidente da Coopmista de Teixeira de Freitas, Artur Teixeira, e a vice-presidente da OAB Subseção de Teixeira de Freitas, Maria das Graças Siloti.