A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), através da Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (SUPERH), por meio da Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Unificado dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades Uniprofissional e Multiprofissional.
As inscrições para preenchimento das vagas devem ser feitas exclusivamente via Internet, até as 23h59 do dia 15 de janeiro de 2023, no endereço eletrônico: saude.ba.gov.br/processos-seletivos.
Os Programas de Residência em Área Profissional da Saúde do Estado da Bahia oferecerão, em 2023, um total de 308 (trezentas e oito) vagas, distribuídas em 27 (vinte e sete) programas, contemplando 13 (treze) profissões de saúde, entre elas: Bacharel em Saúde Coletiva, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Medicina Veterinária, Terapia Ocupacional e Biomedicina.
Os programas serão desenvolvidos no período de dois anos (24 meses), com exceção do programa de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, que tem a duração de três anos (36 meses), em regime de dedicação exclusiva, com carga horária semanal de 60 (sessenta) horas.
O Processo Seletivo Unificado para ingresso nos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades Uniprofissional e Multiprofissional, do Estado da Bahia – SUS/2023 é realizado sob a responsabilidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), através da Superintendência de Recursos Humanos da Saúde/ Escola de Saúde Pública da Bahia (SUPERH/ESPBA) e da Comissão Estadual de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (CEREMAPS) em parceria com as Comissões de Residência Multiprofissional (COREMU), com os Coordenadores dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional) e tem a consultoria técnica da Fundação CEFETBAHIA.
Sobre a Residência
A Residência em Área Profissional da Saúde constitui-se em ensino de pós-graduação lato sensu, caracterizado por ensino em serviço e destinado às profissões que se integram a área de saúde, excetuada a médica. A prática pedagógica proposta pelos Programas de Residência é baseada em atividades teórico-pedagógica com os princípios e diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde), promovendo o contato entre o mundo do trabalho e da formação.