Na manhã desta quinta-feira, 18, os Secretários Municipais Ednardo Oliveira, Meio Ambiente; Jinivaldo Miranda, Agricultura; Obras, Serviços e Transportes, Marcelo da Paz Domingos; Edgar Goularte, Administração e a Assessora Especial da Secretaria de Assistência Social, Nicléia Macedo participaram da “Pesquisa de Informações Básicas Municipais – 2017” com o auxílio do Chefe do IBGE de Eunápolis, Elias Ferreira dos Santos e o agente de pesquisas Silvino Alves dos Santos Neto.
Os representantes da gestão municipal responderam questionários de diversas temáticas atendidas pela gestão pública municipal, a saber: agropecuária, meio ambiente, transportes, infraestrutura, habitação, saneamento básico e gestão de riscos e resposta a desastres.
O IBGE anualmente realiza um levantamento minucioso de informações sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas municipais, em especial a prefeitura, compreendendo, também, diferentes políticas e setores que envolvem o governo municipal e a municipalidade.
Como fruto do esforço permanente de atualização da pesquisa, inclusive com relação ao amplo escopo dos temas por ela tratados, desde sua primeira edição em 1999, os dados estatísticos e cadastrais que ora compõem sua base de informações constituem um conjunto relevante de indicadores de avaliação e monitoramento do quadro institucional e administrativo das cidades brasileiras. Tais indicadores expressam, de forma clara e objetiva, não só a oferta e a qualidade dos serviços públicos locais como também a capacidade dos gestores municipais em atender às populações.