Instituições integram o Consórcio Cabruca, projeto piloto de exportação de chocolates finos de origem do Sul da Bahia
Buscando internacionalizar os chocolates produzidos pela economia solidária do Sul da Bahia, representantes do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul e da Agência de Internacionalização e Exportação (AIEX) da Unifacs participaram, na última semana de setembro, da Missão Bahia-Mercosul na segunda maior feira food service da América Latina, o Espacio Food & Service.
Ao longo da semana, o coordenador geral no Cesol Litoral Sul, Thiago Fernandes, e o coordenador na Agência de Internacionalização e Exportação da Unifacs, Henrique Oliveira, fizeram parte de rodadas de negócios, participaram de palestras e realizaram visitas técnicas em Santiago (Chile). Entre as visitas realizadas está a ida ao centro de distribuição de resfriados do grupo Cencosud.
A dupla também exibiu as potencialidades do território Sul Baiano com um stand no showroom apresentando chocolates de marcas da economia solidária que fazem parte do Consórcio Cabruca – Chocolates Finos de Origem do Sul da Bahia. Para viabilizar o stand, o Cesol Litoral Sul e a AIEX Unifacs contaram com o apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), por meio da gerente do Centro Internacional de Negócios, Patrícia Orrico, e da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
“É um momento muito importante de visibilidade para as marcas do Sul da Bahia que têm acompanhamento do Cesol Litoral Sul. Isso mostra a força e a pujança da economia solidária de nossa região ganhando o mundo e mostrando, no exterior, o quão importante é esse trabalho de produção coletiva do Sul da Bahia”, apostou o coordenador geral no Cesol Litoral Sul, Thiago Fernandes.
Para o coordenador na AIEX Unifacs, Henrique Oliveira, se posicionar no mercado chileno é estratégico e um caminho legítimo de regiões que compartilham aspectos históricos importantes. “Essa aproximação de Brasil e Chile é fundamental, sobretudo quando relacionamos as obras dos contemporâneos e amigos, Jorge Amado e Pablo Neruda – dois escritores preocupados politicamente com o destino de suas regiões. Nada melhor do que consolidarmos esse caminho via economia solidária com o comércio de itens a preço justo, vindos da agricultura familiar e pautados, sobretudo, no cooperativismo e em modos sustentáveis de produção”, destacou.
Espacio Food & Service
Realizado entre os dias 26 e 28 de setembro de 2023, o Espaço Food & Service é realizado desde 2011. A feira é considerada o evento mais importante da indústria alimentícia chilena e é uma referência na América Latina. Recebendo mais de 22 mil pessoas em cada edição, a feira internacional proporciona um espaço de encontro e negócios, onde convergem empresas, fornecedores, entidades públicas e profissionais da indústria alimentar. Todos os anos, o evento homenageia um país convidado e, nesta edição de 2023, o Brasil foi congratulado.
Reunião na Embaixada do Brasil no Chile
Juntamente com empreendedoras da marca Cacau do Céu (Associação dos Chocolateiros do Sul da Bahia), Manuela Tavares e Marcela Tavares, Thiago Fernandes e Henrique Oliveira se reuniram, na sexta-feira (29), com o Embaixador do Brasil no Chile, Paulo Pacheco. Produtiva, a reunião aponta para a possibilidade de realização de uma conexão com a Fundação Pablo Neruda, numa conexão Atlântico-Pacífico (Jorge Amado/ Pablo Neruda) com poesia, literatura e chocolate.
Exportação: Consórcio Cabruca
Liderado pelo Cesol Litoral Sul – com apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) – e pela AIEX Unifacs, o projeto de exportação do Consórcio Cabruca tem como principais benefícios para a economia solidária da Bahia a ampliação e diversificação da fonte de renda; qualificação e diversificação da cadeia produtiva do cacau tendo o trabalhador rural papel central e domínio sobre o processo; reafirmação e valorização do trabalhador rural; manutenção ou até mesmo ampliação da área de preservação da sociobiodiversidade produtiva da região; e ampliação de relações comerciais da Bahia com outros países pautando o preço justo e uma produção sustentável.