Fundação Estatal Saúde da Família e Prefeitura discutem parcerias

Com o objetivo de dar mais agilidade às ações do setor público, proporcionando benefícios para gestores, profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde, foi criada em maio de 2009 a Fundação Estatal Saúde da Família/ FESF-SUS. O órgão, de caráter integralmente público, foi constituído por 69 municípios baianos, entre eles, Vitória da Conquista, tendo como base os princípios de gestão compartilhada, democrática e participativa.

Na manhã desta segunda-feira, 27, o diretor-geral da fundação, Carlos Alberto Trindade, e a gerente de Contratualização e Apoio Institucional do órgão, Vânia Priamo, reuniram-se com o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, e os secretários municipais de Saúde e de Comunicação, Márcia Viviane Araújo e Penildon Silva, respectivamente. Durante o encontro, foram apresentadas as ações mais recentes que a FESF-SUS está desenvolvendo e debatidas parcerias para estreitar os laços com o município.

“O intuito da reunião foi se aproximar ainda mais de Vitória da Conquista, fazer uma atualização em relação aos nossos trabalhos e dar notícias em relação aos caminhos que estamos construindo”, afirmou o diretor-geral da fundação. Segundo ele, já existe a perspectiva de que o órgão inicie uma atuação mais efetiva na cidade. “Por meio da Fundação estaremos trabalhando aqui a questão do câncer, numa parceria que envolve também o governo cubano. O prefeito esteve recentemente em Cuba e fez excelentes contatos, e a Fundação Estatal pode ser uma excelente parceira tanto da Prefeitura de Vitória da Conquista quanto dos cubanos, para fazer essa intermediação no acompanhamento do câncer aqui na região. Outra proposta é estabelecer uma parceria com o próprio município na atenção domiciliar. A Secretaria Municipal de Saúde já conta com um programa nessa área. Além disso, nos colocamos à disposição para apoiar a gestão no que for de interesse do município”, completou Carlos Alberto Trindade.

Na região Sudoeste da Bahia, a Fundação Estatal Saúde da Família já atua em três municípios, há um ano e meio, com trabalhadores desenvolvendo atividades com foco na qualificação da atenção básica e na melhoria de acesso aos usuários. “Em Vitória da Conquista, visualizamos que existe um avanço importante no Programa de Saúde da Família e desejamos contribuir mais com o município para essa melhoria na atenção básica. Queremos aproveitar que o Ministério da Saúde lançou vários programas, como o Programa de Melhoria Acesso e Qualidade, trazendo mais recursos para o município, com mais inovação, mais resolutividade dentro da atenção básica para garantir toda uma rede estruturada de serviço ao cidadão”, destaca a gerente de Contratualização e Apoio Institucional, Vânia Priamo.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui