Encontro tratou sobre o Plano de Assistência Técnica da Agricultura Familiar
Secretários municipais de Agricultura e de Desenvolvimento do Extremo Sul foram convidados para participar de uma reunião agendada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Estado.
O assunto principal foi o Plano de Assistência Técnica da Agricultura Familiar, além de tópicos predefinidos. O encontro aconteceu na sede do Consórcio Construir, após a sua última Assembleia Geral do ano. [Leia mais aqui]
Representando a SDR, esteve o seu chefe de Gabinete, Jeandro Ribeiro. Ele lembrou que anteriormente o secretário da pasta, Josias Gomes, já havia apresentado uma proposta de integração de políticas públicas através dos sistemas produtivos.
“Hoje é um desdobramento dessa agenda do secretário com os prefeitos. Fizemos o esforço para estarmos aqui justamente para começarmos 2020 em operação.“, disse Jeandro.
Segundo ele, o que vem a ser ofertado ao consórcio é um modelo diferenciado de integração a partir da assistência técnica. Isso daria ao agricultor facilidade de acesso a crédito, título de terras, regularização ambiental, insumos produtivos (a exemplo da mandioca).
“Na verdade, não se trata de uma oferta, é uma integração do que a gente já vem fazendo“, acrescentou.
O superintendente do Construir, Fernando Becevelli, também falou a’OSollo sobre um projeto do consórcio para o plano de assistência técnica.
“Uma equipe própria que atenderia aos 13 municípios: 6 técnicos agrícolas dotados de equipamentos, mais quatro profissionais especialistas para dar o suporte. A Bahiater vem com outra proposta. O certo é que nós podemos avançar“, disse Becevelli.