Rui disse que ano letivo não deve ser cancelado
Na manhã desta segunda-feira, dia 11, o governador Rui Costa concedeu entrevista a emissoras de rádio e afirmou que o ano letivo na Bahia não será cancelado devido à pandemia do novo coronavírus.
Ele esclareceu que as aulas não têm retorno previsto, mas é certo que não será neste mês de maio, enquanto o avanço da covid-19 é monitorado, podendo ocorrer em junho.
O governador ressaltou que as atividades educacionais presenciais só voltarão com as devidas condições de segurança, lembrando que a doença não atinge somente idosos.
Em uma reprogramação das aulas, devem ser incluídos os sábados e os meses de janeiro e fevereiro, não prejudicando a rede e retornando ao ciclo normal das datas escolares.
Sobre o vale de R$ 55 para alimentação dos alunos da rede estadual, Rui disse que ainda não há definição sobre uma prorrogação do benefício. Ele citou dificuldades para contactar alguns alunos.
“Infelizmente, a maioria dos alunos, ao fazer a matrícula, não preenche o cadastro todo, e os colégios e própria Secretaria de Educação, infelizmente, terminavam aceitando o cadastro incompleto para garantir a matrícula do aluno, e na hora que precisa fazer contato com o aluno por algum programa é a maior dor de cabeça”, disse.
Rui concluiu salientando que foi preciso completar o cadastro destes alunos (pela internet) em plena pandemia. Segundo ele, 90% dos alunos já tem o cadastro e está sendo finalizada a entrega dos cartões.