Religião e apego

“A minha alma apega-se a ti; a tua mão direita me sustém.” (Salmos 63.8)

Como é a alma de um cristão? É uma alma apegada a Deus, que aprendeu a existir com Ele, a depender dele. Uma dependência diferente, saudável, construída por Deus e que gera pessoas de alma bem disposta, corajosa diante da vida, num equilíbrio muito bonito de se ver. A religião do cristão é a religião do apego. Apegado a Deus o cristão é transformado, aprende a ser dependente de Deus sem ser irresponsável ou iludido diante da vida.

Como seres religiosos corremos o risco de nos apegar aos benefícios que recebemos de Deus, ao Seu poder. Este risco é alto se nossa religião é baseada na busca pela felicidade, pela prosperidade material, se tratamos Deus como uma fonte de poder que deve ter algum segredo para ser explorada, bastando “apertar o botão certo” ou, como dizem, “tomar posse”. Quando é assim nossa fé se prostitui e gera um caráter ímpio que se oculta numa devoção de fachada. Mas com a alma apegada a Deus é diferente.

Ela aprende sobre o amor e a presença divinas. Ela recebe socorro e fortalecimento, mas anseia sempre por Deus. Seu foco é o doador, e não a dádiva. Ela aprende sobre suas próprias responsabilidades e reconhece seus limites e fraquezas. Apegar-se a Deus é uma grande benção e indica que estamos sendo transformados e não apenas nos formatando. É a grande cura de que precisamos. As almas humanas são instáveis e se confundem. Os apegados a Deus desfrutam de uma Mão bendita segurando as suas, até que tudo passe. Apegar-se é um convite de Deus. Devemos aceita-lo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui