“Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles.” (Lucas 6.31)
Mudar os rumos de um relacionamento familiar ou, em outras palavras, mudar o modo como as coisas funcionam em casa é uma das tarefas mais desafiadoras que podemos enfrentar. Primeiro porque o modo como as coisas estão estabeleceu-se ao longo do tempo, pouco a pouco, tornando-se hábitos. Segundo porque envolve você e alguém mais; mas você só tem domínio sobre seu próprio mundo, embora muito frequentemente se volte para o outro, tentando muda-lo como forma de melhorar as coisas. Perder este hábito é difícil. Mas Jesus tem a solução para nós.
Ele nos dá uma orientação precisa! Ela pode não nos agradar, podemos argumentar contra ela, podemos justificar nossa recusa em nos adaptar a ela, mas não é sem razão que ela tem sido chamada de “regra de ouro”. É inegável seu valor, aplicando-se a todo tempo e lugar. Segui-la nos possibilitará o enfrentamento adequado das duas dificuldades citadas. Se nós a tivermos em mente e dispostos a segui-la, vamos nos dedicar a atitudes que mudarão nossos hábitos. Aprenderemos a respeitar, servir, amar e cuidar melhor das pessoas próximas. Costumamos nos descuidar delas! Não será fácil. Exigirá persistência e precisará de tempo. Mas os resultados compensarão o esforço.
Assumir a responsabilidade é o que devo fazer porque “eu” sou a única pessoa que eu posso mudar! Não adianta cobrar, acusar ou pressionar o outro. Focar em nós mesmos é libertador e resulta em progresso. Jesus disse para fazermos isso e Ele mesmo agiu assim. Ele não veio exigir nosso amor, Ele nos amou. Ele não veio exigir o que temos de melhor, Ele deu-se a Si mesmo por nós. Seguir o que Ele nos orienta não deve ser uma atitude condicionada aos resultados que esperamos. No Reino de Deus não se faz algo para se obter algo, mas para que sejamos alguém segundo o coração de Deus. Se ainda não estamos agindo assim, já é hora de começar! Pratique a regra de ouro de Jesus. Faça isso hoje, em casa.