Regata do Passeio do Descobrimento faz bonito no mar de Porto Seguro

Foto: João Cordeiro
A Regata do Passeio do Descobrimento 511 anos foi um atrativo a mais durante a programação da Semana do Descobrimento, que durante três dias exibiu a performance de cerca de 40 velejadores, em três etapas de competição.

Etapas

A primeira etapa teve partida da Praia do Cruzeiro, com chegada na Praia do Mutá, na Barraca Goiana do PC. O segundo dia, a flotilha se deslocou para ir até a Churrascaria do Gaúcho, onde houve etapas locais e competições de distância. Já no terceiro dia foi contemplado o percurso da Barraca do Gaúcho até Arraial d´Ajuda, na Barraca do Corujão. Foram várias categorias, utilizando diversos equipamentos, como cascos catamarãs e lazer.

Os participantes de Porto Seguro foram prestigiados por importantes velejadores brasileiros, como o campeão nacional e o baiano. Iatistas representantes de outros municípios do estado também participaram. Brindes foram sorteados para os participantes e o troféu, feito em formato de caravela confeccionada por uma associação social local, além disso, fizeram doações de alimentos.

O sistema de velas tem conquistado muitos adeptos a cada ano. É considerado um dos esportes náuticos que mais cresce no Brasil. Em Porto Seguro, o mar é muito propício ao esporte de navegação.

Marinha do Brasil

Toda a regata foi acompanhada pela Marinha do Brasil. O capitão Cordeiro, agente da Capitania dos Portos de Porto Seguro, conta que o papel da Marinha junto a eventos náuticos é de verificar as condições de segurança da navegação e a questão dos modos de evacuação de possíveis feridos, além de trajeto e autorizar a largada. “Acompanhamos o percursos com uma lancha a fim de garantir que não houvesse infiltração de outros barcos na regata”, explica o capitão.

Classificação:

Classe Hobie Cat 16

1° Remo Zucchi/ICB – Salvador

2º Luíz Machado “Machadão”/ABCHC – Vitória (ES)

3º Bruno de Menezes/BCHC – Vitória (ES)

Classe Hobie Cat 14

1º Ricardo Hidrante – Arraial D’Ajuda

2º Ary Ramos -Porto Seguro

Classe Laser

1º Taty Parracho – Porto Seguro

2º Michel Neder Kalil/ICB – Salvador

3º Reginaldo Alves – Porto Seguro

Classe aberta

1º Jamilo e Guilherme – Arraial D’Ajuda

Classe match race

1° Marcos Oliveira

Fonte: Verônica Menezes/Imprensa Oficial da Prefeitura de Porto Seguro

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui