A cidade de Eunápolis, a 662 quilômetros de Salvador, está prestes a formar o seu Conselho Municipal de Cultura. Foram escolhidos na última sexta-feira, 17, os 12 representantes que assumirão os cargos de conselheiros municipais de cultura. Outros 12 serão conselheiros suplentes. Dos 24 escolhidos, metade foi indicada como representante da sociedade civil, e a outra parte como membros do poder público.
Para a diretora do departamento de Cultura de Eunápolis, Geni Batista, os conselhos municipais têm que existir à medida que servem de instrumento para fortalecer as iniciativas da esfera pública. Geni é cotada para ser a presidente do conselho e aponta a necessidade de mais ações para atrair a sociedade civil às discussões culturais. “A cultura não é só de responsabilidade do governo. A sociedade civil também é responsável, para que o artista tenha voz e tenha vez”, ressaltou.
A reunião que definiu os nomes do futuro Conselho Municipal de Cultura de Eunápolis aconteceu no Ponto de Cultura Viola de Bolso,um dos espaços culturais mais importantes da cidade. Estiveram presentes artistas, agentes culturais e representantes do poder público e da sociedade civil.
“A formação do conselho é uma esperança à cultura de Eunápolis. A cidade tem quase 110 mil habitantes e muitos artistas, mas não tem espaços para realizarmos nossas atividades. Precisamos fortalecer as políticas culturais do município”, disse Valdemir Costa, que atua há quatro anos na Companhia Eunapolitana de Teatro.
O próximo passo é levar as indicações dos nomes dos conselheiros, juntamente com a ata da reunião, para a Secretaria de Educação,que levará ao prefeito da cidade e, em seguida, à Câmara de Vereadores para aprovação.
A formação do Conselho Municipal de Cultura de Eunápolis é fruto de mobilizações que vêm ocorrendo entre sociedade civil, o poder público local e o Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC), com o apoio do presidente Márcio Caires.
No último dia 14, o presidente Márcio Caires participou de um fórum em Eunápolis, quando teve a oportunidade de mostrar a importância dos conselhos municipais, das políticas públicas de cultura e do Sistema Municipal de Cultura.