Reconhecimento: Jaques Wagner receberá honraria por incentivo à cultura

Reconhecimento: Jaques Wagner receberá honraria por incentivo à cultura
Jaques Wagner receberá honraria por incentivo à cultura. Fotos Decom ICED

Durante o seu primeiro mandato, Jaques Wagner firmou seu primeiro Pacto pela Vida. Sob a sua tutela e liderança, em 2007 a Bahia ganhou o Núcleos Estaduais e Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), que nasceu para ser um dos programas prioritários do Governo do Estado para promover o desenvolvimento e a integração social de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio da prática musical coletiva, por isso, será homenageado em Teixeira de Freitas/BA.

O NEOJIBA passou a ser referência no Brasil. Com 42 projetos atuantes em 36 municípios baianos, mais de 4.600 crianças, adolescentes e jovens atendidos em todo o estado. Superou a média de 1000 apresentações públicas. Estima-se que mais de um milhão de pessoas, no Brasil e no exterior, fizeram parte do público que prestigiou as apresentações dos diversos grupos do NEOJIBA.

Segundo Jaques Wagner, o marco mais Importante dos Núcleos não está nos produtos artísticos e culturais – com qualidade reconhecida –, mas na relevância social. “O jovem que passa pelo NEOJIBA recebe conhecimentos que lhe possibilitam uma profissão, muitos que passaram e outros que ainda estão no programa já atuam profissionalmente e, ajudam muitos projetos a atender outras crianças e jovens. Isso é dar dignidade, não só pro menino ou pra menina, mas pra sua família”, narrou Jaques Wagner, durante visita a Teixeira de Freitas junto com o governador Rui Costa, no último mês de maio.

A homenagem

Assim como outras personalidades que apoiam as ações do ICED e do ensino coletivo de música na região, a exemplo de Jorge Portugal, Maria Del Carmen, Nelson Pelegrino, Ricardo Castro, Sandro Magalhães e tantos outros, Jaques Wagner receberá do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento, o reconhecimento pela contribuição e empenho em prol da música erudita no estado. O momento para a honraria será na sexta-feira, 15 de junho, no CETEPES, sede do projeto Escolas Culturais em Teixeira de Freitas.

Sobre a homenagem, o diretor artístico do ICED e padrinho da Escola Cultural de Teixeira de Freitas, o maestro Orley Silva, lembra-se do protagonismo que Jaques Wagner sempre deu ao NEOJIBA para que atingisse a meta da integração social por meio da prática coletiva e de excelência da música. “Wagner sempre valorizou a música orquestral, sempre quebrou os protocolos para destinar um tempo para que os trabalhos com música fossem evidenciados nos eventos em que participou. Uma demonstração de respeito e valorização”, disse.

E assim, no dia 15, além do homenageado, estarão presentes o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Cézar Lisboa, e a Secretária de Cultura, Arany Santana.  As pastas representadas estão trabalhando conjuntamente em ações positivas destinadas aos jovens baianos em situação de vulnerabilidade social. Em Teixeira de Freitas, na data, além de participarem dos lançamentos do VI Encontro de Cordas e III Colóquio Nacional de Educação Musical, os secretários trarão instrumentos musicais para a requalificação de fanfarras escolares e ainda participação do festejo junino da Escola Cultural.

Fonte: Decom/Iced

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui