Rebeldes líbios tomam cidade exportadora de petróleo Ras Lanuf

Forças leais a Kadhafi tinham expulsado insurgentes da cidade em 12/3. Cidade de Ben Jawad também foi controlada por rebeldes

Rebeldes líbios tomam cidade exportadora de petróleo Ras LanufA cidade de Ras Lanuf, na Líbia, que é um terminal exportador de petróleo, foi tomado pelos rebeldes neste domingo (27), segundo repórteres da agência de notícias AFP presentes no local e informações de insurgentes a repórteres da Reuters. As forças leais ao presidente Muammar Kadhafi haviam expulsado os rebeldes da cidade em 12 de março. A cidade de Ben Jawad também foi retomada.

A refinaria fica a 370 quilômetros a oeste de Benghazi, bastião dos rebeldes na região, e a 210 quilômetros de Ajdabiya, cidade estratégica que foi retomada pelos rebeldes no sábado (26).

Na estrada próxima ao terminal de petróleo, podiam ser vistos os sinais dos enfrentamentos, munição abandona e um prédio parcialmente destruído. As forças pró-Kadhafi continuam indo em direção a Sirte, cidade natal do dirigente líbio.

“Não há tropas de Kadhafi em Ras Lanuf”, afirmou o rebelde Walid AL-Arabi a repórteres da Reuters.

Ben Jawad
A cidade de Ben Jawad, a 525 quilômetros da capital Trípoli, também passou para o controle dos rebeldes neste domingo, segundo informações de jornalistas de agências internacionais. Um correspondente da Reuters na cidade viu mais de duas dezenas de camionetes de rebeldes com armas no centro. Os combatentes comemoravam atirando para o alto.

Os rebeldes continuam a ofensiva rumo a Sirte, cidade natal de Kadhafi. Ben Jawad era a posição mais avançada dos rebeldes em sua primeira ofensiva a caminho do oeste da Líbia no início de março até ser reconquistada pelas forças leais ao presidente em 6 de março.

Os combates de 6 de março, que deixaram 12 mortos e 50 feridos, foram o ponto de partida da contraofensiva do regime, cujas tropas chegaram a Benghazi em 19 de março, e depois foram expulsas pelos bombardeios da coalizão.

Nos últimos três dias, as forças insurgentes conquistaram sucessivamente as cidades de Ajdabiya, ponto estratégico a 160 quilômetros de Benghazi, além de Brega, Ras Lanuf e Ben Jawad. O avanço coloca os rebeldes de volta ao controle dos principais terminais de petróleo da região, como Es Sider, Ras Lanuf, Brega, Zueitina e Tobruk.

Outras cidades
No sábado (26), rebeldes líbios afirmaram ter obtido o controle da cidade de Brega, na região leste da Líbia, localizada a cerca 182 km a oeste da capital Trípoli.

“As forças rebeldes ocupam 100% de Brega”, disse Shamsiddin Abdulmolah, porta-voz do grupo de libertação em Benghazi. Ele disse também que mais tropas de oposição ao governo de Kadhafi saíram nas ruas, o que prova o sucesso da campanha rebelde no país.

O exército francês conseguiu abater com sucesso cinco aeronaves Galeb e dois helicópteros de combate Mi-35 do governo líbio próximo a cidade de Misrata, de acordo com o Ministério da defesa do país. Este ataque foi alguns da França na Líbia nas últimas 24 horas, que investiu contra diversos alvos nas cidades de Zintan e Misrata.

A França continua utilizando caças Rafale que partem do porta-aviões Charles de Gaulle que está no Mar Mediterrâneo.

Também no sábado o acesso pelo leste da estratégica cidade de Ajdabiya, a 160 quilômetros ao sudoeste de Benghazi, na Líbia, caiu em mãos dos rebeldes.

Os rebeldes conseguiram entrar na localidade e lançaram um ataque contra o local onde as forças de Kadhafi guardavam sua munição e interromperam a passagem ao centro da cidade.

Segundo informações da rede de TV “Al Jazeera”, os rebeldes fizeram vários prisioneiros e mataram um número não preciso de combatentes das forças de Kadhafi.

A aviação da coalizão internacional lançou na sexta-feira (25) sucessivos ataques sobre as posições das brigadas de Kadhafi, que controlavam o centro da cidade e mantinham carros de combate e unidades blindadas em alguns de seus acessos para sustentar o controle viário do leste do país.

Os rebeldes planejaram o assalto durante toda a tarde de ontem, quando vários veículos com o armamento pesado disponível em mãos rebeldes foi transferido desde Benghazi até as imediações de Ajdabiya.


Fonte: G1, com informações da Reuters e da AFP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui