Quinta do Barreira: conheça a história do melhor restaurante de comida portuguesa de Teixeira de Freitas

Quinta do Barreira: conheça a história do melhor restaurante de comida portuguesa de Teixeira de Freitas. Foto: OSollo

Um cardápio e um ambiente distintos, com uma acolhida singular, levam a clientela teixeirense a uma viagem direta para Portugal. Na Avenida Brasil, no Recanto do Lago, em Teixeira de Freitas, está o Restaurante Quinta do Barreira.

Tipicamente caseiro, de um verdadeiro chefe português, a proposta do Quinta do Barreira oferece o que há de melhor nesta culinária: desde o melhor bolinho de bacalhau até o excepcional bacalhau em posta, passando por outras especialidades de frutos do mar e de carnes também.

Foto: OSollo

Vencedor de quatro das cinco participações do festival gastronômico Sabores de Teixeira, sendo uma em segundo lugar, o restaurante abre de terça a domingo sob a administração atenta e fundamental do senhor Rui Alcarrão, fundador do estabelecimento, que conta um pouco sobre a origem do empreendimento.

De Portugal para o Brasil

“Eu sou confeiteiro desde os 17 anos de idade. Trabalhei oito anos em um hotel de Lisboa e depois em alguns outros hotéis em Figueira da Foz. Mais tarde, trabalhei em plataformas de petróleo, em formato offshore, como confeiteiro e como cozinheiro. Era um serviço cinco estrelas àquela altura, 24 horas por dia, com oito refeições diárias, mais de 100 pessoas a bordo, com um dos melhores cardápios elaborados que se possa imaginar, servidos a executivos, engenheiros de petróleo”, relembra.

Chefe Rui Alcarrão. Foto: OSollo

“Depois, como chefe nessa etapa, cheguei a ter uma equipe de 18 homens, profissionais de hotelaria, como se fosse um hotel. Trabalhei na Costa do Marfim, Gabão, em Angola, ganhei grande experiência na área da gastronomia. Trabalhei assim até os anos 90”, conta Rui.

Inicialmente, junto a um amigo, houve a ideia de abrir um pequeno restaurante em Itabatã. Não deu certo. Procurou o Beco das Garrafas, em Prado; foi a Guaratiba. Quase um ano depois, por fim, procurou Teixeira de Freitas.

Acertando o ponto

O Quinta do Barreira começou em dezembro de 2009. “Nós começamos com o pé esquerdo, no centro da cidade. Foi feito um bom acordo em termos de aluguel, mas tive azar e após assinar o primeiro contrato, o dono faleceu. Eram vários filhos, estaria tudo certo”. Mas, após alguns anos, esbarrou em dificuldades por querer fazer melhorias no ponto antigo.

Foto: OSollo

O senhor Rui se reinventou em Teixeira de Freitas, não apenas em endereço, mas em uma nova proposta de estabelecimento. “Preço mais acessível, com uma elaboração diferente do Prato Feito, com cardápio. As pessoas chegam e comem muito bem”.

Nessa nova pegada, ele valoriza o bacalhau de qualidade e ir à mesa do cliente: “Experimente! Experimente!”.

Foto: OSollo

Portugal de Lez a Lez

O restaurante se prepara para participar de mais uma edição do Sabores de Teixeira. O festival gastronômico acontece neste mês de setembro, entre 09 e 22 de setembro, e o Quinta do Barreira já anuncia o prato: o Portugal de Lez a Lez, uma mistura de cultura e sabor.

Prato Portugal de Lez a Lez. Foto: Divulgação

O prato é descrito como: Lombo de Bacalhau confeitado no Azeite, em cama de Pão de Milho, acompanhado de Batatas ao Murro, Chalota, Pimentão colorido e Brócolis de rama, envolto em Feijão Fradinho Sautée.

O Quinta do Barreira abre de terça-feira a sábado, das 11h às 14h30 e de 18h às 23h. No domingo, das 11h às 15h. Conheça os pratos, o cardápio e as novidades no Instagram @quintadobarreira.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui