QUEM É, DE FATO, O NOSSO CRISTO?

“Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” (1 João 4.8)

Conhecer e saber quem são não a mesma coisa. Especialmente no contexto bíblico e na perspectiva cristã. Conhecer é mais que saber quem é. E, na verdade, em relação a Deus, saber quem é ter informações a respeito, será sempre uma pretensão. Não podemos saber quem Deus é, mas podemos conhecê-lo. Creio que você compreende meu jogo de palavras. Acredito que este caso passou-se com Leonardo Boff (se não estou equivocado quanto ao teólogo) ao visitar sua mãe e levar-lhe diversos livros que havia escrito todos sobre teologia. Sua mãe, uma mulher muito simples, ficou admirada de que seu filho houvesse escrito tanto sobre Deus. E então lhe perguntou: meu filho, e você já viu Deus?

Ele disse que não e passou a tentar explicar com pressupostos teológicos porque não vira, afinal, não seria possível vê-lo. Ela o ouviu calmamente e por fim pegou sua mão e levou-o até o quintal, onde tinha uma pequena horta. Disse então: “Está vendo? Eu planto uma semente e ai, certa manhã, venho aqui e tenho um pé de alface. E nisso eu vejo Deus. Meu filho, eu vejo Deus todo dia!” É na vida, muito mais que nos livros, que conhecemos Deus. É na oração humilde, quebrantada e arrependida. É no esforço para superar as próprias fraquezas e crer, deixando o passado no passado. E, sobretudo, é no amor ao próximo que conhecemos Deus.

Jesus é a revelação de Deus e é crendo em Jesus que somos levados à comunhão com Deus. Mas isso não se realiza pela substituição de ideias em nossa cabeça, mas pela mudança em nossas atitudes. Crer e seguir a Jesus não é um fato simplesmente porque vamos ao templo, cantamos música cristã, oramos e lemos a Bíblia. É mais que isso! A evidência dessa fé e seguimento está no tipo de caráter que revelamos e em como lidamos com o próximo. O amor é central, afinal, Deus é amor. Se nosso cristo não nos inspira e desafia a amar, a demonstrar amor e a ser motivado pelo amor, então certamente ele não é o Cristo que nos revela Deus. É apenas um ídolo que forjamos com o material da nossa religião.

 

ucs 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui