Mais um Mutirão de Glaucoma foi realizado em Mucuri pela manhã e à tarde da última quarta-feira, dia 29, na área de estacionamento da Câmara Municipal. O público-alvo são pessoas com mais de 40 anos portadores de glaucoma, com histórico familiar da doença ou suspeita em avaliações anteriores.
No balanço dos trabalhos, verificou-se que nada menos que 470 pessoas foram atendidas, com exames e entrega de colírio. Numa segunda etapa, os pacientes diagnosticados receberão gratuitamente toda assistência necessária para a continuação do tratamento, além do colírio de uso regular.
Os pacientes também foram cadastrados no Sisreg (Sistema Nacional de Regulação), por ser uma exigência do estado para a liberação dos colírios. A ação é uma das estratégias de fortalecimento da assistência em saúde, priorizada pelo Governo Municipal.
A todas as pessoas atendidas no Mutirão de Glaucoma, o Governo Municipal disponibilizou transporte, café da manhã e lanche durante o período em que os pacientes aguardavam o atendimento.
Sobre a importância do diagnóstico e tratamento, o prefeito Dr. Carlos Simões explicou: “O que mais assusta é que o glaucoma é uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas claros, fazendo com que a pessoa não tenha motivos para consultar um oftalmologista. Por isso, torna-se uma das principais causas da cegueira. A experiência dos mutirões de diagnóstico e tratamento tem sido bem-sucedida em nosso Município”.
A consulta para diagnóstico da doença deve ser realizada anualmente pelo grupo de risco, onde estão inseridas pessoas com casos da doença na família, usuários com idade acima de 40 anos, negros, altos míopes, diabéticos e pacie
ntes que tiveram trauma ocular ou doenças intraoculares.