Quase 450 detentos testam positivo para covid-19 no presídio de Teixeira: maioria é assintomática, diz diretor

Quase 450 detentos testam positivo para covid-19 no presídio de Teixeira: maioria é assintomática, diz diretor
Foto: Arquivo

Foi divulgado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas que quase 450 detentos do Conjunto Penal (CPTF) testaram positivo para a covid-19.

A informação acompanhou a atualização do boletim epidemiológico do município, emitida nesta segunda-feira, dia 24.

Conforme nota, a Vigilância Epidemiológica testou 717 internos, sendo que 442 foram confirmados com o novo coronavírus, três do sexo feminino. Desses, 357 ainda são considerados casos ativos.

Em contato com o diretor da unidade, tenente-coronel Osíris Cardoso, o jornal OSollo obteve mais detalhes sobre a realidade dentro do CPTF.

Ele expôs que, apesar do número significativo, cerca de 95% dos casos ativos estão assintomáticos e destacou a iniciativa de testar todos os servidores e detentos.

“Não houve necessidade de nenhuma internação. As equipes de saúde têm acompanhado 24 horas, monitorado e medicado”, disse o tenente-coronel Osíris.

“A gente tem agora um controle, um dado real para poder trabalhar”, acrescentou o diretor do CPTF, que declarou ainda que, até o início do mês de setembro, deve ser alcançada a chamada “imunidade de rebanho”, tendo em vista o período em que se observa a confirmação dos casos.

Desde o início dos primeiros casos confirmados dentro da unidade, foram adotadas medidas em caráter temporário, garantindo o isolamento e os cuidados com os internos.

Entre as ações, houve mudança de espaços entre o público feminino, isolamento de detentos positivados e a suspensão de visitas e de recebimento de novos presos.

Matéria relacionada:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui