Vários municípios do Extremo Sul da Bahia voltaram a ser atingidos por um temporal que causou alagamentos e estragos. Em Prado, quase três mil pessoas ficaram desalojadas, no último final de semana.
Na última sexta-feira, 25 de novembro, a Defesa Civil emitiu um alerta laranja no município que indicava perigo para tempestade, podendo haver chuvas de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, além de ventania de 60 a 100 km por hora, risco de alagamentos, deslizamento de encostas, e transbordamento de rios, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
E os registros mostram que, cinco comunidades estão isoladas porque pontes que ligavam a Comuruxatiba, na BA-001, ficaram bloqueadas. Muitas ruas registraram alagamentos. Além das pessoas que ficaram desalojadas, outros moradores perderam móveis, roupas e alimentos.
A Prefeitura de Prado iniciou a arrecadação de donativos para apoiar as vítimas das fortes chuvas. As doações podem ser feitas na Escola Municipal Algeziro Moura, que fica na Ra da Matriz, Centro de Cumuruxatiba, além da Escola Municipal Jacy Ribeiro Có, que fica na Avenida Elísio Alves de Oliveira, no bairro São Sebastião.
Visando ajudar as famílias com casas alagadas, Prado disponibilizou um caminhão para realizar serviços de drenagens durante o domingo (27).
Em Itanhém, choveu por quase quatro horas no domingo (27). Pontes ficaram destruídas e casas alagadas. A prefeitura informou que estuda decretar estado de emergência devido ao temporal.
“Nesse primeiro momento queremos pedir principalmente as pessoas que moram em lugares de risco para que fiquem atentos. Nossas equipes estão se organizando nesse momento para dar apoio em diversos pontos da cidade, para atender as necessidades do nosso povo. É um momento difícil, mas continuaremos trabalhando em conjunto e fazendo o nosso melhor para ajudar a nossa população”, disse o prefeito de Itanhém, Mildson Medeiros.
Veja situação em outras cidades da Bahia
A cidade de Ibicaraí, no sul da Bahia, também foi afetada pela chuva no final de semana. A prefeitura do município informou que montou 13 alojamentos para cerca de 80 pessoas que ficaram desalojadas.
Na cidade de Itabuna, não chove na manhã desta segunda. Entretanto, foi registrado o volume de 51 mm entre sábado (26) e domingo (27). Segundo a Defesa Civil de Itabuna, o rio Cachoeira registrou uma elevação do nível de cinco metros.
Outras cidades baianas que registraram fortes chuvas no final de semana foram Lauro de Freitas, Inhambupe e Alagoinhas, onde a água da chuva entrou pelo teto de uma unidade de saúde. Em alguns bairros, houve alagamentos em residências e em comércios, como em uma farmácia.
Com informações: G1