Qualidade de crédito do consumidor ficou estável no quarto trimestre

Qualidade de crédito do consumidor ficou estável no quarto trimestreApenas os consumidores de renda mais baixa melhoraram a qualidade de crédito

O Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito do Consumidor situou-se em 80,0 pontos no 4º trimestre de 2010, mesmo patamar verificado no 3º trimestre de 2010. Este indicador avalia, numa escala de 0 a 100, a qualidade de crédito do consumidor – quanto maior, melhor a qualidade de crédito e, portanto, menor é a probabilidade de inadimplência, caso este consumidor venha a requerer crédito.

A estabilidade verificada na qualidade de crédito dos consumidores no 4º trimestre de 2010 resulta de um equilíbrio entre duas forças: se, por um lado, houve aumento dos níveis de endividamento dos consumidores, estimulados pelas condições de crédito favoráveis (juros competitivos e prazos mais longos) e pelos patamares elevados de confiança, por outro a evolução favorável do emprego e da renda proporcionou maior capacidade de absorção de compromissos financeiros no orçamento das famílias

Tendo em vista que a evolução prospectiva para o mercado de trabalho em 2011 mostra-se menos favorável do que a verificada em 2010 (2011 deverá ser um ano de aperto tanto monetário quanto fiscal), a intensidade de expansão do endividamento, sobretudo ao longo dos primeiros meses deste ano, será crucial para o delineamento da trajetória da qualidade de crédito dos consumidores em 2011, observam os economistas da Serasa Experian

Análise por Rendimento Pessoal Mensal

Na classificação por rendimento mensal, apenas os consumidores que ganham até R$ 500,00 por mês registraram melhoria na qualidade de crédito no último trimestre de 2010 (alta de 0,2%). Todas as demais classes de renda experimentaram quedas ou estabilidade deste indicador no 4º trimestre de 2010.

Todavia, mesmo tendo registrado avanço no último trimestre de 2010, a faixa de rendimento mais baixo continua apresentando níveis menores em termos de qualidade de crédito. Com efeito, a classe que ganha até R$ 500 por mês é a que possui o menor índice de qualidade de crédito (75,6). No outro extremo, a classe acima de R$ 10 mil registra o melhor indicador, 93,5, seguida pela classe de renda de R$ 5 mil a 10 mil (91,9). Ou seja, a qualidade de crédito do consumidor tende a ser positivamente correlacionada com a sua renda.

Análise Regional

Comparativamente ao trimestre anterior (3º trimestre de 2010), os consumidores das regiões Sul e Centro-Oeste conseguiram elevar em 0,2% as suas qualidades de crédito durante o último trimestre de 2010. As regiões Sudeste e Nordeste permaneceram estáveis e apenas se registrou recuo na região Norte (-0,3%).

Na análise regional, verifica-se que as regiões Sul e Sudeste são as únicas a se situarem acima da média nacional (80,0), em termos de qualidade de crédito dos seus consumidores, registrando as marcas de 84,9 e 80,4, respectivamente. Em seguida temos a região Centro-Oeste, com 78,7, praticamente empatada com a região Nordeste (78,4). E, por fim, aparece a região Norte com 76,1.

Fonte: Serasa Experian

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