PT de Porto Seguro vai de Jânio Natal

Em assembleia realizada em 3 de junho, o PT de Porto Seguro decidiu que vai apoiar Jânio Natal como candidato a prefeito e Gilvan Florêncio (PT) a vice. Estiveram reunidos 152 filiados do partido, dos quais 83 votaram pelo apoio a Jânio com Gilvan de vice e 65 votaram por apoio a Abade. Muita gente comenta que o partido está dividido e que pode haver intervenção da estadual a favor de Abade.

Será?

O VICE DE LÚCIO

Ainda não está definido quem será o vice de Lúcio Pinto para as eleições de outubro. O PMDB prefere aguardar e ver como vai ser para acontecer uma candidatura a vice que venha a somar para a chapa. Não se afasta também a especulação de que há de se dar tempo ao tempo, pois pode vir aí uma coligação com Jânio.

Difícil, mas não impossível.

PERGUNTINHA DANADA

Como ficará o PT se Jânio e Ubaldino se unirem? Lançará candidatura própria? Parece ser esse o único recurso se tal acontecer. Afinal, não apoiar Abade por causa da morte dos professores parece ser opinião formada do partido.

A hipótese da união de Jânio e Ubaldino para o PT de Porto vira pesadelo imediato.

A JUSTIFICATIVA MALSÃ

Senhores, tremei! Sobre a questão de o município ter entrado na justiça contra o prefeito através de seus procuradores, uma justificativa nos chega das hostes abatinadas, aquelas do fanatismo compulsivo. Sussurram de lá que os advogados que entraram com a indigesta ação não são procuradores, são “advogados” do município. Tirando o esdrúxulo da justificativa, fica no ar uma pergunta: não vão ser respondidos os questionamentos feitos na ação? Ela estava errada ou os advogados nomeados sem licitação foram nomeados de maneira correta? Não será necessário saber se são justas as acusações feitas na ação? Se alguma tecnicidade prevalecer e os procuradores forem considerados incompetentes para a propositura da ação, que eles alinhavem uma ação popular, só para que a população possa saber das acusações e sua justiça.

O importante é que a Justiça aconteça.

O SÉCULO DAS LUZES

Esse escriba, mais que um leitor, nessa quadra da vida se tornou um releitor. Muito mais prazer nos vai nisso do que a dura empreitada de enfrentar novos autores, na maioria das vezes sem a necessária qualidade ou engenho e arte de um Eça em Os Maias, de um Dickens nas Aventuras do Sr. Picwick ou de um Cervantes em D. Quixote, só para ficar nos clássicos. Nessa tarefa de releitura, é bom encontrar Alejo Carpentier em seu Século das Luzes. O texto metafórico de Carpentier nos remete ao drama dos governos autoritários da America Latina, o Continente Perdido. O século das luzes do título era o século XX e Carpentier sempre foi um cara muito irônico.

Valeu a releitura.

EXPLICAÇÃO

Esse escriba, ensandecido de vez, resolveu se candidatar a vereador nessa nossa Teixeira de Freitas. Por conta disso, a partir da convenção do PT, ficaremos impedidos de continuar com essa coluna e com as outras que estão sob nossa responsabilidade. O espaço será entregue ao Sr. Juan Pablo de Librelon Guedes, filho do escriba e escrevinhador nato. Fica prometida muito mais qualidade, pois o jovem, além da força da idade, labora em pleno estado de engenho e arte. Também o Almoço à Brasileira será apresentado por ele.

Sigamos em frente.

VIOLÊNCIA

Esse escriba, mais uma vez, foi convidado para uma passeata contra a violência, que está sendo organizada por vários segmentos da sociedade local. Perguntas: contra que tipo de violência será essa passeata? Os moradores dos bairros pobres serão convidados ou a passeata será apenas de nossas “zelites”, preocupadas em proteger seus bens, materiais ou imateriais? Dará essa passeata origem a um grande e sincero debate sobre as reais causas da violência?

Sem respostas a essas perguntas, qualquer passeata servirá apenas como desfile de camisetas.

Não terá qualquer serventia.

O MENSALÃO EM AGOSTO

Sei que muita gente vai chiar com esse comentário, mas, lá vai: o ministro Gilmar Dantas conseguiu o que queria. Com o escândalo que fez do seu encontro com Lula, Gilmar (que já foi processado até pelo seu atual advogado) conseguiu marcar o julgamento do Mensalão para agosto, a tempo de influenciar as eleições municipais contra o PT. Só tem uma coisa: os votos ainda não foram proferidos. E se a maioria dos réus forem absolvidos? Onde ficarão os que pensam como o Sr. Gilson França, para quem o resultado só serve se for de culpa para os réus? O Supremo está, sim, com a faca no pescoço e vai julgar de acordo com a opinião pública, formada pela grande mídia. O melhor a fazer é torcer por um julgamento justo: quem tiver o que pagar que pague, quem tiver que ser inocentado, que seja.

Chega de histerismo.

PERGUNTAR OFENDE?

Por que só julgar o mensalão do PT? Quando será julgado o mensalão do PSDB, que ajudou Azeredo a ser eleito em Minas?

Porque a mídia nem toca nessa podridão da tucanalha?

Perguntar ofende?

DO FIM COM EÇA

“Nunca se pode afirmar, com certeza, que uma proposição é falsa enquanto se não sabe com evidência que não é contrária à verdade”. (Eça de Queirós)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui