Psicóloga dra. Mirela Silva fala sobre o tratamento no Centro de Equoterapia em Teixeira de Freitas

Psicóloga dra. Mirela Silva fala sobre o tratamento no Centro de Equoterapia em Teixeira de Freitas
Psicóloga dra. Mirela Silva fala sobre o tratamento no Centro de Equoterapia em Teixeira de Freitas. Foto: OSollo

O Centro de Equoterapia é sediada no 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (13º Beic), sendo o primeiro Centro do Extremo Sul da Bahia. O projeto tem parceria com a Polícia Militar, a Prefeitura de Teixeira de Freitas e a Associação Educativa de Inclusão e Cidadania (Assedic).

Na manhã desta quarta-feira, 18 de agosto, a equipe de reportagem d’OSollo esteve em com a dra. Mirela Silva para saber mais a respeito do projeto da Equoterapia e como vem sendo desenvolvida no município.

Dra. Mirela Silva é psicologa e especialista em Equoterapia, ela é uma das profissionais envolvidas na ação. Na ocasião, a dra. Mirela explicou que, devido o contexto pandêmico foi necessário reduzir o quadro de participantes, antes eram 21 e atualmente têm 08. Ela destacou os cuidados com esse quadro reduzido de participantes, visando o protocolo de saúde mediante a pandemia.

Psicóloga dra. Mirela Silva fala sobre o tratamento no Centro de Equoterapia em Teixeira de Freitas
Foto: OSollo

“Estamos atendendo 08 praticantes que tem condições, capacidades de se manter no cavalo, sem precisar de uma equipe muito grande para auxilia-lo”, disse a dra. Mirela.

Ainda, a Equoterapia apresenta um resultado de grande importância para a vida da criança ou adolescente. A ação trabalha com a criança de uma forma global, tendo o contato com cavalos e a própria socialização com outros membros da equipe, facilita muitas outras áreas, que talvez não seja, especificamente, o que levou ele até o Centro.

“O praticante fica em média no tratamento de reabilitação, em média de dois anos, a cada seis meses a gente faz uma avaliação, ver em que nível está essa criança, se ela se mantém, se ela já tá pronta pra uma alta, se ela migra para uma outra área”, explicou dra. Mirela.

O projeto

Lançado em fevereiro de 2018, o Centro de Equoterapia dispõe de um tratamento diferenciado, dispõe de um método terapêutico e educacional nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial.

A ação filantrópica e voltada para um público específico com diversos tipos de patologias psicológicas ou motoras, com abordagem interdisciplinar utilizando cavalos. Entretanto, o tratamento vai muito além de apenas montaria, a equipe é composta por quitadores, psicólogos, psicopedagogos, fisioterapeutas, estudantes, advogado, policiais militares, pedagogos, arquiteto e voluntários.

Como participar

A dra. Mirela Silva explicou, também, como é feito o processo para ter acesso ao tratamento. “Recebemos as informações iniciais do praticante, nome, idade, diagnóstico e telefone do responsável. Em seguida, entramos em contato, marcamos uma entrevista para uma avaliação do praticante, e assim que tiver uma equipe pronta e capacitada, nós convidamos para iniciar o atendimento.”

A população teixeirense e região está convidada a fazer uma visita ano Centro de Equoterapia. Você pode ajudar nessa ação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui