Provas do Encceja 2018 acontecem no próximo dia 05; confira dicas importantes

As provas serão aplicadas no próximo domingo (05). Imagens Ilustrativas

No próximo domingo, dia 05 de agosto, mais de 1,5 milhão de jovens e adultos realizarão o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2018. No Brasil e no exterior, o Encceja pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio.

O exame é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha. A divulgação dos resultados será em novembro do corrente ano.

A partir desta edição, os candidatos inscritos que faltarem ao Encceja e quiserem se inscrever novamente em outro ano deverão justificar a ausência. Isso deverá ser feito no sistema de inscrição do próximo exame. Se a justificativa não for aprovada, o participante deverá ressarcir os cofres públicos para poder fazer a prova.

Confira algumas dicas importantes para seus estudos:

O site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) disponibiliza um material de estudos composto por um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores e oito volumes de orientações aos estudantes (quatro para o Ensino Fundamental e quatro para o Ensino Médio). (Confira aqui) (Veja também: Matrizes de Referência)

Selecionamos algumas dicas e temas para a Redação do Encceja 2018, extraídas do blog do exame:

  1. – O tema da redação não pode ser o título

Muitas pessoas cometem esse erro sem saber que esse é um detalhe que pode descontar muitos pontos. NUNCA use o tema da redação como título de seu texto. Não copie o tema ou parte do texto motivador para o seu título: essa tema serve apenas para que você saiba sobre o que deve desenvolver a sua redação.

  1. – Não pule nenhuma linha

Depois de escolher o seu título, comece a escrever o seu texto na linha logo abaixo. Use a primeira linha para o título e a segunda para começar o primeiro parágrafo de seu texto.

Algumas dicas e temas para a Redação do Encceja
  1. – Aproveite o espaço na sua redação

Use um espaço apenas no começo de cada parágrafo: sempre antes da primeira palavra. Depois vá sempre até o final da linha durante todo o seu parágrafo, usando o espaço que está disposto. Nunca faça um texto centralizado, deixando espaços dos dois lados. Use toda a margem para fazer o seu texto.

  1. – Quantas linhas?

Nas últimas edições, as redações do Encceja cobraram um valor mínimo de 15 linhas – sem um valor máximo. Uma boa dica pode ser o número de aproximadamente 20 linhas. Mas não fique muito preocupado com esse número, apenas evite fazer um texto com poucas linhas ou que ultrapasse o número de linhas dadas pela folha de redação.

  1.  Quantos parágrafos?

Uma boa dica pode ser uma divisão simples: faça um texto com 4 parágrafos de 5 linhas ou com 5 parágrafos de 4 linhas. É importante lembrar que isso poderá lhe ajudar a montar o texto, mas não é exatamente uma regra. Fique a vontade para deixar a sua redação fluir naturalmente mas evite fazer apenas dois ou três parágrafos muito grandes.

  1. Respeite o mínimo e o máximo de linhas

Na folha de introdução do tema de redação Encceja você encontrará as informações com o número mínimo e máximo (muitas vezes esse valor não aparece, podendo usar toda a folha) de linhas para o seu texto. Evite, como dito anteriormente, extrapolar esses valores.

E qual vai ser o tema? Alguns tópicos que podem fazer parte da sua rotina de estudos:

Fake news

Uma grande parte de brasileiros hoje em dia usa as redes sociais e aplicativos de conversas. Com isso, o número de informações falsas que estão sendo disseminadas aumenta consideravelmente e isso pode interferir em todos os níveis. Pense na relação dessas notícias falsas (fake news) em um ano de eleição, por exemplo.

Direitos Humanos

Estamos vendo também a disseminação de discursos de ódio e de desrespeito em diversas plataformas. Esse ano de 2018 marca o aniversário da morte de Martin Luther King, um ícone na luta contra o preconceito e o racismo nos Estados Unidos. Será que evoluímos nos últimos anos em relação a esses discursos ofensivos? Esse pode ser um tema da redação 2018.

Saúde Pública

Recentemente vimos o Brasil passando por um grande surto de febre amarela, principalmente na região Sudeste do país. Esse fator serve de alerta para a importância da vacinação em crianças, jovens, adultos e idosos. Será que a saúde pública está pronta para servir a todos? Essa pode ser uma questão presente em diversas partes da prova do Encceja.

Corrupção

Embora seja um tema polêmico, esse ano foi agitado para o cenário político brasileiro. Lembre que a prova acontecerá em pleno período eleitoral e que alguns fatos (como a prisão de um ex-presidente) aqueceram esse cenário. Será a corrupção está presente apenas na política ou também no nosso dia a dia? Essa pode ser uma das atualidades para estudar Encceja 2018.

Cidadania

Você sabia que em janeiro de 2018 a Constituição brasileira completou 30 anos? Será que muitos avanços foram vistos nesses anos? O brasileiro está se sentindo realmente digno e influente como contribuidor neste país? Pense em quais seriam as melhores ideias para que o Brasil avance e siga um caminho dentro da democracia (palavra que pode aparecer bastante na prova).

Compilação: Inep e Encceja2018

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui