Promotoria e Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura debatem humanização das feiras-livres em Eunápolis

 

Promotoria e Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura debatem humanização das feiras-livres em Eunápolis
Reunião na sede da Promotoria Pública, em Eunápolis. Foto Urbino Brito

Na manhã de sexta-feira (02/02), ocorreu uma reunião na sede da Promotoria Pública de Eunápolis, com a presença da imprensa, inclusive, OSollo, para tratar sobre organização e humanização da feira-livre do município. Estiveram presentes, para discutir o assunto guiado pelo promotor de Justiça João Alves Neto representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, como Alick Maia, dentre outros.

Na ocasião, o promotor de Justiça esclareceu que o objetivo precípuo do projeto, há muito tempo necessário e discutido, é humanizar as feiras-livres de Eunápolis, oferecendo mais dignidade a todos os envolvidos, usuários e feirantes. Para tanto, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura através de um acordo com os Ministérios Público e Justiça do Trabalho, a Prefeitura de Eunápolis, vem intensificando o projeto Feira Limpa.

Promotoria e Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura debatem humanização das feiras-livres em Eunápolis
Feira do Bueiro será a primeira a receber as melhorias. Foto OSollo

Além disso, mudanças estão, paulatinamente, sendo implantadas a fim de melhorar as feiras de Eunápolis, e, a primeira, a qual pode-se chamar de projeto-piloto, conforme a dinâmica explicada pelo promotor, será a feira do Bueiro, a qual não está segura no mesmo local. “Como num laboratório, os bons resultados ficarão para usar como exemplo nas demais feiras”, explica, e, ainda, revela que não farão tudo de uma vez porque acredita ser melhor concentrar as forças em um só lugar primeiro e, dali, tirar aprendizagem para as adequações vindouras. “Bueiro é o alvo principal, vencidas as etapas na Feira do Bueiro, iremos pra outra, não devemos dividir os esforços, mas, centrar, depois de concluída, ir pra outra”, detalha dr. João.

Promotoria e Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura debatem humanização das feiras-livres em Eunápolis
Promotor de Justiça João Alves Neto. Foto Urbino Brito

Entretanto, ele pondera: “Gostaríamos de ouvir e ter participação da coletividade, queremos ouvir a coletividade, usuários, feirantes… Eu chamo para a discussão“, e crítica a postura daqueles que nada fazem, “o pior problema é a inércia, e a gente não consegue combater”, diz o promotor. “Identificamos uma situação de emergência, o município crescendo, a população zelosa e muito mais sedenta de melhorias”, disse, e completou: “O Ministério Público quer resultado, se será indolor ou não, depende dos envolvidos. Os interessados tem que participar”.

Promotoria e Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura debatem humanização das feiras-livres em Eunápolis
Alick Maia falou sobre a experiência de sucesso com os camelôs. Foto Urbino Brito

Alick Maia, representante da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, afirmou que os trabalhos em torno do projeto Feira Limpa estão a todo vapor. Ele lembra que é preciso os feirantes fazerem o recadastramento, que começou no dia 22 de janeiro e terminará em 26 de fevereiro, é isso que lhes conferi permissão para usar os espaços públicos. “Infelizmente, temos uma média de 200 feirantes e, até agora, apenas 19 fizeram o recadastramento”, revela Alick.

Ele explica que toda comunidade precisa estar envolvida no projeto, que irá beneficiar a todos, por isso, tudo tem sido muito pensando, e nas últimas reuniões, tiveram as presenças da Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde, de Infraestrutura, Departamento de Limpeza e outros, para pensar ações em prol da humanização das feiras de Eunápolis.

Alick cita o caso dos camelôs, “que eram desorganizados” e isso trazia graves problemas urbanísticos, poluição visual etc., mas, foram realocados e tudo resolvido.   “O primeiro passo, para que os problemas das feiras-livres de Eunápolis sejam resolvidos, será esse recadastramento das pessoas que realmente trabalham. Após essa etapa as ações como a reforma dos banheiros e escadas, desobstrução dos corredores, retirada de animais, combate ao trabalho infantil, inspeção sanitária, entre outras ações serão realizadas”, disse Alick Maia.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Na verdade eu elaborei dous projetos na gestão anterior que era a revitalização da feira livre do bueiro e feiras livres nos bairros não atendidos pelas mercados municipais como baiiro Dina Borges, Urbis I e II, Urbis III e Parque da Renovação…
    Foram feitos os cadastros na secretaria de A. Social, foi feito a aquisição de barracas, nas não pode ser implantado na época por causa do periodo eleitoral e depois porque não havia mais tempo para implantar…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui