Promotora de Justiça Ediene Santos Lousado é escolhida chefe do MP-BA

Ela foi eleita para a lista tríplice em votação realizada em 15 de fevereiro.

Governador Rui Costa optou por Ediene entre as três opções disponíveis.

A promotora de Justiça Ediene Santos Lousado foi escolhida nesta quinta-feira (3) pelo governador Rui Costa para chefiar o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) nos próximos dois anos.

Ediene estava na lista tríplice, eleita em 15 de fevereiro pelos membros do MP-BA, juntamente com os promotores de Justiça Márcio José Cordeiro Fahel e Pedro Maia Souza Marques.

Ediene Lousado, primeira mulher escolhida para ocupar o cargo, substituirá o atual procurador-geral de Justiça Márcio Fahel, que comandou o MP-BA nos últimos dois anos.

Natural de Santa Terezinha, a nova chefe do MP-BA tem 48 anos e ingressou na Instituição em 1993. Atuou nas Promotorias de Justiça de Bom Jesus da Lapa, Itiúba, Caravelas, Ilhéus e Barreiras. Foi promovida para Salvador em 2009, onde atuou na Vara de Tóxicos. Coordenou a Promotoria de Justiça Regional de Barreiras, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Crimonosas (Gaeco) e ocupava o cargo de secretária-geral do MP-BA.

Eleição

Três promotores de Justiça foram eleitos em 15 de fevereiro para integrar a lista que foi entregue ao governador da Bahia, Rui Costa, para escolher entre eles o chefe do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) no biênio 2016/2018.

Conforme o MP-BA, cinco candidatos disputaram a eleição que ocorreu na sede do órgão, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O candidato mais votado, Pedro Maia, obteve 277 votos, seguido de Ediene Lousado (270) e Márcio Fahel (244).

Além deles, concorreram os promotores de Justiça Alexandre Cruz (239 votos) e Millen Castro (192). Ainda de acordo com o Ministério Público da Bahia, participaram da eleição 495 eleitores, entre procuradores e promotores de Justiça.

G1 BA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui