ProJovem reúne mais de 400 adolescentes

ProJovem reúne mais de 400 adolescentesO Centro de Cultura de Porto Seguro recebeu o 1º Encontro ProJovem Adolescente no sábado, 24 de julho. Mais de 400 jovens com idades entre 15 e 17 anos passaram uma tarde de muita empolgação e interação, com apresentações de músicas, esporte, dança, pintura, fotografia e artesanato.

O evento foi promovido pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, que também é responsável pelo ProJovem, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O programa social visa atuar de forma preventiva junto à juventude, abrindo oportunidades de desenvolvimento humano e cidadão.

Atualmente Porto Seguro mantém 23 coletivos do ProJovem distribuídos em seus cinco CRAS, localizados no Centro, Arraial D’Ajuda, Vera Cruz, Baianão e Vila Vitória. Cada coletivo reúne aproximadamente 25 adolescentes, totalizando quase 500 beneficiados.

ProJovem reúne mais de 400 adolescentes“Nosso objetivo hoje foi promover a integração entre os jovens, para que cada grupo pudesse mostrar suas potencialidades”, explicou a coordenadora do ProJovem em Porto Seguro, Teresa Reico Abe.

As oficinas contaram com apresentações de capoeira, taekwondo, jiu-jitsu, músicas e dança, além de exposições de fotografias, pintura e trabalhos manuais. Também houve sorteio de diversos brindes, como bicicletas, fogões, mochilas e pen-drives, além da distribuição de lanches.

Gostar do que se faz

O orientador do Projovem de Vera Cruz, João Carlos de Jesus, destacou que o grande segredo para se fazer um bom trabalho com os jovens é “gostar do que se faz”. “Tenho uma frequência de 90% dos adolescentes do Projovem de Vera Cruz e promover uma atividade esportiva e de entretenimento no tempo livre é uma boa forma de mantê-los longe das drogas e da criminalidade”, disse o orientador.

Os 50 jovens de Vera Cruz são atendidos em oficinas de taekwondo durante três vezes por semana. “Antes eu não fazia nada no período da tarde, agora estou gostando muito de participar das aulas”, comentou Vagno de Jesus Alves, de 15 anos, que frequenta as oficinas de taekwondo.

Ações em prol da juventude

Segundo o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social de Porto Seguro, João Portela, muitas ações estão sendo promovidas pela Secretaria e outras logo serão colocadas em prática. Ele citou o projeto de boxe, que será desenvolvido em parceria com o jogador Popó, e falou da locação de um prédio que abrigará o “Sonho Olímpico”, onde os jovens da cidade poderão se preparar para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. “Os jovens devem se conscientizar de que têm uma força que desconhecem e que podem transformar a nossa história, como já fizeram em outras oportunidades”, afirmou.

Também participaram do evento o secretário de Obras, Luís Fróes; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Márcia Reis; o diretor de Esportes da área Social, Marco Antônio; e a secretária executiva, Marizélia Costa, representando o Prefeito Abade, que precisou viajar a Brasília para assinar projetos de interesse do município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui