Projetos de promoção da saúde em unidades da Sesab são agraciados no Prêmio Boas Práticas

Projetos de promoção da saúde em unidades da Sesab são agraciados no Prêmio Boas Práticas
Projetos de promoção da saúde em unidades da Sesab são agraciados no Prêmio Boas Práticas. Foto: ASCOM

Projetos desenvolvidos em unidades assistenciais da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) foram contemplados na 11ª edição do Prêmio Boas Práticas, nesta terça-feira (31). A premiação, desenvolvida pela Secretaria de Administração (Saeb), visa incentivar e trazer reconhecimento a ações inovadoras de servidores estaduais que promovam a melhoria da prestação dos serviços públicos e aprimorem o ambiente de trabalho.

Contando com o total de 218 inscrições, três iniciativas da Sesab fizeram parte dos 10 primeiros indicados para a premiação. Abarcando toda a Bahia em suas nove macrorregiões, o programa de Cuidados Paliativos da Sesab foi contemplado em quarto lugar. O projeto possui uma equipe de comissão multidisciplinar que atua para melhorar a qualidade de vida do paciente terminal e sua família, realizando um atendimento primordial no auxílio do processo de perda. “Nossa missão é que o paciente tenha seu sofrimento reduzido. Ganhar esse prêmio foi lindo, porque falar sobre finitude não é algo que chama a atenção e foi dada a importância do cuidado paliativo”, evidencia Karoline Apolônia, gestora do programa.

Dispondo de iniciativas que focam na promoção da saúde do servidor, o projeto de práticas integrativas e complementares em saúde do Hospital Juliano Moreira também foi um dos premiados, ocupando o sexto lugar. O projeto oferece para os trabalhadores da unidade atividades como meditação, reiki, cromoterapia, acupuntura e ventosaterapia, que, segundo o diretor-geral, Antônio Freire, colaboram para melhorar a saúde integral desses profissionais. “Buscamos proporcionar para o servidor um local que o acolha e que o escute dentro do seu espaço de trabalho”, afirma.

Projetos de promoção da saúde em unidades da Sesab são agraciados no Prêmio Boas Práticas

Outra iniciativa da Sesab foi reverenciada na nona colocação, o programa da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para transplantes do Hospital Geral Roberto Santos, cujo objetivo é aprimorar o processo e aumentar a doação de órgãos e tecidos na Bahia. O hospital, no final do primeiro trimestre de 2023, foi nomeado o maior centro doador de tecidos do Estado, e a sua Coordenadora de Enfermagem, Jeane Lima, foi a representante do projeto a receber a premiação.

“Esta é uma homenagem aos servidores públicos, que se provam pessoas talentosas e comprometidas, contribuindo para um Estado mais eficiente e mais profissional. Estes resultados não são de produtos de uma empresa: são ideias que foram pensadas, desenhadas e construídas por servidores públicos”, disse Edelvino da Silva Góes, o Secretário de Administração da Bahia.

A edição deste ano do Prêmio Boas Práticas aconteceu no auditório da Saeb e contou com a presença do vice-governador, Geraldo Júnior e da Superintendente de Recursos Humanos da Saúde, Janaína Peralta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui