Projetos desenvolvidos em unidades assistenciais da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) foram contemplados na 11ª edição do Prêmio Boas Práticas, nesta terça-feira (31). A premiação, desenvolvida pela Secretaria de Administração (Saeb), visa incentivar e trazer reconhecimento a ações inovadoras de servidores estaduais que promovam a melhoria da prestação dos serviços públicos e aprimorem o ambiente de trabalho.
Contando com o total de 218 inscrições, três iniciativas da Sesab fizeram parte dos 10 primeiros indicados para a premiação. Abarcando toda a Bahia em suas nove macrorregiões, o programa de Cuidados Paliativos da Sesab foi contemplado em quarto lugar. O projeto possui uma equipe de comissão multidisciplinar que atua para melhorar a qualidade de vida do paciente terminal e sua família, realizando um atendimento primordial no auxílio do processo de perda. “Nossa missão é que o paciente tenha seu sofrimento reduzido. Ganhar esse prêmio foi lindo, porque falar sobre finitude não é algo que chama a atenção e foi dada a importância do cuidado paliativo”, evidencia Karoline Apolônia, gestora do programa.
Dispondo de iniciativas que focam na promoção da saúde do servidor, o projeto de práticas integrativas e complementares em saúde do Hospital Juliano Moreira também foi um dos premiados, ocupando o sexto lugar. O projeto oferece para os trabalhadores da unidade atividades como meditação, reiki, cromoterapia, acupuntura e ventosaterapia, que, segundo o diretor-geral, Antônio Freire, colaboram para melhorar a saúde integral desses profissionais. “Buscamos proporcionar para o servidor um local que o acolha e que o escute dentro do seu espaço de trabalho”, afirma.
Outra iniciativa da Sesab foi reverenciada na nona colocação, o programa da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para transplantes do Hospital Geral Roberto Santos, cujo objetivo é aprimorar o processo e aumentar a doação de órgãos e tecidos na Bahia. O hospital, no final do primeiro trimestre de 2023, foi nomeado o maior centro doador de tecidos do Estado, e a sua Coordenadora de Enfermagem, Jeane Lima, foi a representante do projeto a receber a premiação.
“Esta é uma homenagem aos servidores públicos, que se provam pessoas talentosas e comprometidas, contribuindo para um Estado mais eficiente e mais profissional. Estes resultados não são de produtos de uma empresa: são ideias que foram pensadas, desenhadas e construídas por servidores públicos”, disse Edelvino da Silva Góes, o Secretário de Administração da Bahia.
A edição deste ano do Prêmio Boas Práticas aconteceu no auditório da Saeb e contou com a presença do vice-governador, Geraldo Júnior e da Superintendente de Recursos Humanos da Saúde, Janaína Peralta.