O Projeto de Vida como uma atividade estruturada na escola permite desenvolver a capacidade de formular uma sofisticada e elaborada narrativa sobre si, sobre os planos para o futuro e sobre o seu papel no mundo, contribuindo para a formação de um indivíduo solidário e protagonista da sua própria história.
Aconteceu nesta terça-feira, 22 no Colégio Modelo, a abertura do PROJETO DE VIDA: “plantar, regar, adubar o futuro no presente” como Componente Curricular implantado pela Coordenação, Anos Finais, sob os cuidados da senhora Lurdes Marina, tendo como objetivo – criar um ambiente propício e favorável para que o jovem de cada escola desenvolva seu autoconhecimento e suas potencialidades, fomentando o protagonismo e a autonomia do estudante do 8º e 9º ano da rede Sede/Campo em suas escolhas, estimulando o desenvolvimento de habilidades como cooperação, compreensão, domínio de tecnologias, defesas de ideias e análise crítica da realidade.
Projetar a vida é fazer escolhas. É também definir objetivos, estabelecer metas para a vida futura
Para sua realização, o evento contou com a participação de Diretores, Coordenadores, Coordenação Técnica do Campo, e os Professores que trabalharão com esse componente curricular, com a sensibilidade do Gestor – Prefeito, Dr. Marcelo Angênica, do Secretário de Educação, José Ferreira Filho e da Articuladora Pedagógica, Gisélia Martins Ribeiro que preparou tudo com muito amor e carinho para receber a todos.
O Projeto de Vida na Escola ajuda a construir o caminho entre o “Quem eu sou” e o “Quem eu quero ser”. Através de um processo bem estruturado unindo autoconhecimento, planejamento e prática, o aluno aprende a se conhecer melhor, identifica seus potenciais, interesses e sonhos, definindo metas e estratégias para alcançar seus objetivos.