O Projeto social consiste em lecionar aulas da língua portuguesa, focadas em gramática e na literatura brasileira para alunos do Homero Pires (do terceiro ano do ensino médio da rede estadual) e do Anísio Teixeira (9º ano da rede municipal), duas escola do município de Prado.
Uma grande iniciativa para inspirar e motivar crianças e adolescentes ao hábito da leitura e ao conhecimento da língua portuguesa. Melhor de tudo é que é uma ação inteiramente gratuita.
De acordo com a idealizadora e coordenadora do Projeto Jorges da Bahia, Marcela Vilhena, “o projeto foi inspirado em dois grandes nomes de expressão na literatura baiana”.
O primeiro é Jorge Portugal (falecido em 03 de agosto de 2020), professor de Língua Portuguesa, poeta, letrista, compositor brasileiro, Secretário de Cultura da Bahia (2015 e 2017), apresentador de programas de televisão e rádio, sempre relacionados à sua principal atuação de professor e linguista.
Outra motivação para o projeto foi Jorge Amado, um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos, autor mais adaptado do cinema, do teatro e da televisão, em clássicos como Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tenda dos Milagres, Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela, dentre outras grandes obras. Seus livros foram traduzidos em 80 países, em 49 idiomas, incluindo, em braille e em fitas gravadas para cegos.