Projeto RH Bahia inicia preparativos finais para a primeira onda de implantação

Projeto pioneiro de implantação pelo governo baiano do SAP – um software de gestão mundialmente conhecido – o RH Bahia acaba de iniciar a etapa de preparação final para a entrada em operação do novo sistema em oito empresas públicas e sociedades de economia mista do Estado. Cerca de 80 profissionais da equipe do projeto já estão trabalhando nas atividades da fase conhecida como cutover, que consiste nas últimas configurações, ajustes e verificações, além da migração de dados para a entrada em ambiente de produção, prevista para janeiro de 2017. Iniciativa da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb), o RH Bahia irá modernizar a gestão de pessoal do Estado, ao promover a automatização de mais de 90% dos seus processos de Recursos Humanos.

De acordo com a líder de projeto Patrícia Quadros, o cutover é uma etapa crítica do processo de implantação. “Temos um grande volume de atividades a serem realizadas em um período de tempo muito curto”, explica a líder. Qualquer atraso na realização do cutover pode comprometer diretamente a entrada em operação do sistema, prevista para o início de janeiro de 2017. “Além disso, as atividades são realizadas no ambiente de produção, o que significa que qualquer erro pode gerar impacto no sistema”, complementa.

Durante o cutover, são desenvolvidas, em paralelo, três atividades. Uma delas é a configuração das tabelas internas do sistema referentes a cada órgão ou empresa pública contemplada. “Nestas tabelas, nós configuramos, por exemplo, os parâmetros para a geração da folha de pagamento e os fluxos para aprovação da concessão de vantagens que são específicos de cada órgão ou empresa”, explica Patrícia. Outra atividade é a configuração dos perfis de acesso dos usuários do sistea. Já uma terceira atividade consiste na migração dos dados relativos aos cerca de 2.800 empregados públicos e servidores da primeira onda.

Participação das empresas – Um dos diferenciais do cutover em comparação com outras fases de implantação do sistema é a necessidade de um envolvimento ainda maior de profissionais dos órgãos e empresas. “Nossa recomendação é de que cada organização encaminhe no máximo dois representantes para atuar no projeto em tempo integral no período de 21 de novembro a 31 de dezembro”, ressalta Patrícia Quadros. A proposta é que estes profissionais atuem dando apoio e acompanhando a configuração das tabelas, validando os dados da migração e definindo os perfis de acesso associados a cada usuário.

As oito empresas públicas e sociedades de economia mista contempladas nesta primeira onda de implantação do projeto são Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Bahiapesca, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (CERB), Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), Companhia de Transportes da Bahia (CTB) e Empresa Gráfica da Bahia (Egba). Numa segunda onda, serão contemplados os demais órgãos, autarquias e fundações do Estado.

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria da Administração do Estado da Bahia | Saeb

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui