Elaborado pelo engenheiro ambiental Uillian Araúlo, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, acaba de ser aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente o projeto que propõe iniciativas socioambientais para redução de vulnerabilidade à mudança do clima em áreas urbanas em Teixeira de Freitas.
Segundo o engenheiro responsável pelo elaboração e execução técnica do projeto, foi aprovado o orçamento de R$ 439.922,95 para o fomento de iniciativas que irão reduzir os impactos trazidos pelas mudanças climáticas na cidade.
A justificativa do projeto feito por Uillian Araújo detalha que, “conforme o Índice de Vulnerabilidade aos Desastres Naturais (IVDNS), após verificar a situação dos mananciais e dos sistemas produtores de água, quanto ao atendimento das demandas hídricas futuras, o município de Teixeira de Freitas se encontra em estado de alerta, sobretudo quanto à necessidade de ampliação do sistema produtor, visando o abastecimento de água, estando o mesmo na iminência de sofrer com o déficit hídrico e consequentes secas, que provocariam danos tanto em área urbana, quanto na área rural, em um horizonte de 30 anos”, ou seja, o município figura dentre aqueles considerados vulneráveis a sofrer danos devido às alterações climáticas.
Consta como medidas para mitigar os danos de futuros desastres naturais a serem realizadas contando com apoio das iniciativas privada e pública, bem como da população, ampliar as áreas verdes nas zonas urbanas, incluindo no projeto a arborização de praças públicas; criar parques infantis; horta comunitários com sistema de reuso da água; promover a recuperação de nascentes e, também, das Áreas de Preservação Permanentes (APP) do município.
A previsão para execução do projeto é já no primeiro semestre de 2019 e, de acordo o engenheiro ambiental, após os 18 meses de execução do projeto os custos de manutenção estarão a cargo da Prefeitura de Teixeira de Freitas.
O secretário de Meio Ambiente de Teixeira de Freitas, o sr. José Archângelo Depizzol, comemorou mais essa conquista de sua pasta.